Semana começa com movimento intenso pelas ruas de Campos
01/06/2020 11:04 - Atualizado em 01/06/2020 20:53
  • Movimento na área central (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Movimento na área central (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Movimento na área central (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Movimento na área central (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Movimento na área central (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Movimento na área central (Fotos: Rodrigo Silveira)

O último dia do segundo decreto de lockdown em Campos foi de movimentação na área central. Na manhã desta segunda-feira (1º), o fluxo de pessoas no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão) e em ruas próximas era intenso, principalmente nas imediações de agências bancárias. O lockdown foi decretado em Campos para frear a propagação do novo coronavírus no município, que já soma 37 óbitos confirmados, 741 infectados e 2.256 suspeitos da doença. Ainda nesta segunda-feira, o prefeito Rafael Diniz (Cidadania), irá anunciar detalhes do novo modelo para isolamento social no município: o Campos daqui pra frente.
Apesar do grande fluxo registrado nesta segunda, a maioria das pessoas nas ruas utilizavam máscaras, cujo uso é obrigatório em Campos como medida de prevenção ao coronavírus. No entanto, o número de idosos, que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, pelas ruas era considerável. 
O plano de retomada de atividades econômicas e sociais chegou a ser discutido na última sexta-feira (29). De acordo com o prefeito Rafael Diniz, a partir desta terça (2) o município entra no nível laranja, que significa lockdown parcial, com a adoção de medidas que serão anunciadas ainda nesta segunda-feira. "Buscamos sempre o equilíbrio entre salvar vidas e encontrar alternativas para a economia. Pensando nisso, criamos o plano de retomada de atividades econômicas e sociais, que chamamos de 'Campos Daqui Para Frente'. Estabelecemos cinco níveis, classificados por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e branco), de acordo com as atividades econômicas e sociais essenciais, bem como o nível de contágio em cada atividade", chegou a declarar o prefeito.
O plano foi dividido em cinco níveis, classificados por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e branco), de acordo com as atividades econômicas e sociais essenciais, bem como o nível de contágio em cada atividade.
De acordo com a Prefeitura, não há data definida para o início e o fim de cada fase. A avaliação será feita semanalmente pelo Gabinete de Crise definido pela Prefeitura de Campos para enfrentamento ao novo coronavírus, conforme modelo matemático, a partir de índices de evolução da pandemia e capacidade de atendimento do sistema de saúde, utilizados pelas autoridades de Saúde. Se for necessário, poderá ser determinado o retorno a uma fase anterior. Caso o Governo do Estado adote uma medida mais restritiva, o município de Campos seguirá a mesma orientação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS