Operação fiscaliza e orienta uso obrigatório de máscaras nas ruas de Campos
Maria Laura Gomes 28/04/2020 11:13 - Atualizado em 05/05/2020 20:21
  • Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Operação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)

A Prefeitura de Campos, através da superintendência de Postura, secretaria de Segurança Pública, Procon e Guarda Civil Municipal, realizou mais uma operação de fiscalização na área central de Campos. A ação desta terça-feira (28), que também conta com apoio da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, verificou se a população acatou o decreto 068/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras faciais em locais públicos e em estabelecimentos com funcionamento liberado. Uma casa lotérica foi fechada e o proprietário foi conduzido à 134ª Delegacia de Polícia por não atender as normas estabelecidas. Em nota, a Prefeitura informou que 40 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Além disso, segundo o município, cerca de 95% das pessoas que circulavam pela cidade estavam usando máscara. 
O comboio saiu do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e foi direto para o Boulevard Francisco de Paula Carneiro (calçadão), onde o fluxo de pessoas é intenso desde a semana passada. Todos os locais que estavam em funcionamento foram fiscalizados, entre eles agências bancárias, farmácias e lotéricas. As equipes também estiveram na Pelinca, área nobre da cidade.
Além das orientações dos órgãos dentro dos estabelecimentos, os órgãos também realizaram orientações a quem estava passando em volta do calçadão. Os recicladores Eduardo de Oliveira, de 45 anos, e Denira de Barros, de 55, usavam máscara no momento da fiscalização e concordaram com o novo decreto.
— Temos que usar a máscara, se o prefeito está dizendo que temos que usar, nós temos. Nós temos que evitar a proliferação dessa doença, mas as pessoas não estão acreditando. Só irão acreditar, quando começar a morrer 4, 5 por dia ou por semana aqui na cidade. Além da máscara, temos que tomar todos os cuidados e evitar sair de casa — disse Eduardo.
A Prefeitura de Campos, ainda em nota, destacou que "a fiscalização visa a proteção dos cidadãos, o que inclui um trabalho de conscientização junto à população".
Fiscalização também passou pela Pelinca
Fiscalização também passou pela Pelinca / Genilson Pessanha
O novo decreto passou a valer nesta terça e é mais uma iniciativa no enfrentamento ao coronavírus. O objetivo é reduzir a disseminação de contaminação por Covid-19. Em Campos, já são contabilizados cinco óbitos pela doença, sendo dois em investigação, e 61 casos confirmados.
As máscaras das quais trata o decreto podem ser as caseiras, feitas de tecido. A informação sobre a nova determinação foi antecipada pelo prefeito Rafael Diniz na noite do dia 24.
— A máscara pode ser uma máscara caseira, de tecido ou TNT. Máscaras profissionais devem ser deixadas para os profissionais de saúde utilizarem. Tudo isso é para fortalecer as ações no combate ao coronavírus e cuidar da saúde dos nossos pacientes — destacou o prefeito.
A utilização de máscara facial será obrigatória para deslocamento em meios de transporte público ou privado de passageiros, ingresso ou trabalho em ambientes compartilhados nos setores público e privado 
— incluindo bens públicos de uso comum, tais como lagoas, rios, mares, estradas, ruas e praças e os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração pública e suas autarquias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS