FMIJ abre inscrições para Guarda Mirim
13/10/2018 17:06 - Atualizado em 16/10/2018 18:33
Entre os dias 15 e 31 deste mês, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) realizará inscrições para o Programa Guarda Mirim. Ter nascido entre 1º de julho de 2003 e 30 de junho de 2004 e estar cursando, no mínimo, o 8º ano do Ensino Fundamental são alguns dos critérios estabelecidos para concorrer às vagas oferecidas. Os adolescentes selecionados serão integrados ao programa no início das atividades em 2019.
Divulgação
No ato da inscrição, que será feita na sede da FMIJ, é obrigatório que o adolescente esteja acompanhado do responsável, munido de declaração escolar, cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. A Fundação está situada à avenida Rui Barbosa, 553, Lapa. O atendimento acontecerá das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30.
Todos os inscritos passarão por um processo de avaliação e seleção para verificação dos cumprimentos dos critérios, entre os dias 19 e 30 de novembro. Caso haja empate, terão prioridade aqueles cuja renda familiar for mais baixa e tiverem a composição familiar mais extensa, além da análise da vulnerabilidade social. O resultado da seleção será divulgado no site da Prefeitura no dia 6 de dezembro.
A Guarda Mirim tem como objetivo promover, por meio de atividades vivenciais e educacionais, a convivência social, participação cidadã, protagonismo juvenil e uma orientação para o mundo do trabalho. Durante os três anos de participação no programa, os adolescentes são inseridos em atividades e cursos em diversas áreas e voltados para diferentes temáticas, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitude e valores que possibilitem seu desenvolvimento integral.
A Guarda-Mirim atual Fundação-Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no auxílio ao jovem de 14 a 18 anos.
Entre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante, e a complementação educacional. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, contudo, com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos que se dedicam ao programa. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS