Sem novidades quanto ao quebra-mar, mais sacos de areia em Atafona
20/07/2017 19:43 - Atualizado em 20/07/2017 19:54
Em função do ciclo normal de maré alta, de sexta-feira (21), até 27 de julho (próxima quinta), e a previsão de ressaca, provocada pela frente fria neste mesmo período, a Defesa Civil de São João da Barra vem desenvolvendo serviços de reconstituição da contenção provisória feita com sacos de areia, na rua Minervina da Silva Pereira, no Pontal de Atafona.
— Estamos em alerta e tentaremos fazer o possível para evitar transtornos aos moradores e empresários que têm casa e comércio nesta rua — declarou o coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, que acompanhou o serviço de colocação de 200 sacos de areia que ajudarão a impedir a entrada de água do mar.
A medida paliativa é adotada enquanto nenhuma novidade quanto ao projeto de contenção do avanço do mar em Atafona é divulgada. A última informação foi sobre uma reunião no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para falar do processo de licenciamento. Para este mês, como havia sido divulgado anteriormente, ainda é esperada a visita de uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), o que não aconteceu até o momento (ou, se ocorreu, não foi divulgada).
A ação, que tem a parceria da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, impedirá também outros problemas, como alagamento da rua e amontoamento de areia do mar, que provocaria ainda mais transtornos à rotina de moradores e empresários. O trabalho de monitoramento das marés feito pela Defesa Civil tem sido determinante para delimitar as medidas emergenciais necessárias para proteger a população do avanço do mar.
O coordenador Adriano lembra aos pescadores, que estiverem em alto mar desenvolvendo atividades pesqueiras, para ficarem atentos a previsão de ressaca e em qualquer situação de emergência a orientação é atracar a embarcação o mais próximo da terra e entrar em contato com a Defesa Civil pelo canal marítimo 71 ou pelo número telefônico 199 ou 2741-8370, para solicitação de apoio.
Abaixo-assinado — No site da Prefeitura de SJB está disponível um link para um abaixo-assinado com objetivo de pressionar e sensibilizar outras esferas do poder quanto à situação de Atafona e o avanço do mar também na praia do Açu. A meta é alcançar 20 mil assinaturas, mas até o momento chegou a pouco mais de três mil. Ainda não assinou? Clique aqui!
Com informações da Secom/SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]