Implantação de câmeras portáteis nos uniformes da PM foi adiada
- Atualizado em 13/05/2022 11:39
Câmeras serão instaladas em uniformes
Câmeras serão instaladas em uniformes / Divulgação - PM
O Governo do Estado do Rio informou, nesta sexta-feira (13), que a implantação das câmeras operacionais portáteis para uso de 2.190 policiais militares dos 10 batalhões da capital foi adiada. Em nota de esclarecimento, o Governo disse que a empresa responsável, L8, solicitou 20 dias de adiamento, alegando questões operacionais. O início da implantação dos equipamentos estava previsto para a próxima segunda-feira (16).
O Estado também informou que iniciou o processo de aplicação de penalidade. "Para o Governo do Estado é fundamental que esse programa funcione em sua totalidade para que seja garantida a transparência nas ações policiais", dizia a nota.
No Norte e Noroeste Fluminense, as câmeras estavam previstas para entrar em operação entre o final de maio e final de junho.
— A utilização das câmeras portáteis faz parte do programa de transparência do governo. Foi uma das maiores e mais importantes aquisições já realizadas em recursos tecnológicos. Essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará aos agentes maior segurança jurídica em suas ações de patrulhamento e abordagem — chegou a informar o governador Cláudio Castro, no final de abril.
De acordo com o governo, a disseminação da nova tecnologia foi possível graças à primeira fase de testes realizada por policiais militares durante os festejos do Réveillon de 2021/22. Agentes que atuam na Operação Lei Seca, sob a coordenação da secretaria de Governo, também estão usando o equipamento. No âmbito da secretaria de Estado de Polícia Militar, todas as unidades operacionais convencionais do estado estarão utilizando 8 mil câmeras portáteis até o final do primeiro semestre deste ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS