Média móvel de casos de Covid-19 em Campos está acima dos 100 há 14 dias
22/01/2021 11:40 - Atualizado em 22/01/2021 16:43
Os números são claros. Campos vive o pior momento desde o início da pandemia de Covid-19 e as estatísticas traduzem em dados a realidade vivida pelo profissionais da área da saúde em leitos próximos da capacidade máxima. O município completou nesta quinta-feira (21) o 14º dia seguido da média móvel acima dos 100 infectados. Desde o início do ano, o aumento da média de casos é de 107%.
A média móvel é adotada por especialistas e permite analisar se o número de casos confirmados e o de mortes nos últimos 14 dias tem aumentado ou diminuído, de acordo com o mesmo intervalo de tempo das semanas anteriores, e mostra uma tendência mais próxima da realidade.
De acordo com o levantamento do blog, a média móvel era de 174 casos nesta quinta, mas chegou ao pico de 190 no dia 15 de janeiro. Aliás, as aglomerações com as festas de fim de ano era uma das maiores preocupações dos especialistas e, duas semanas após o Réveillon o município atingiu o seu pior momento desde o início da pandemia. A título de comparação, a média em 31 de dezembro, no último dia de 2020, era de 84 casos.
O último boletim da Prefeitura informa são 617 mortes causadas pelo coronavírus, mas nos cartórios do município já são 837 registros de óbitos por Covid-19, segundo o Portal da Transparência do Registro Civil. No entanto, mesmo considerando apenas o dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde, Campos também vive o seu pior momento na pandemia em relação às mortes, com média de cinco nos últimos 14 dias. Na auge da primeira onda, entre julho e agosto, essa média não ultrapassou os quatro óbitos.
A título de comparação, a média móvel de mortes em Campos é maior do que nos estados do Acre (1,7); Amapá (4); Roraima (2); e Tocantins (2).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]