Xadrez gratuito: diversão e ginástica cerebral encanta público de todas as idades em Campos
Ícaro Abreu Barbosa 07/05/2022 19:12 - Atualizado em 07/05/2022 19:12
O Xadrez tira cada vez mais jovens dos celulares, computadores e video games em Campos. No Shopping Boulevard, às terças, quintas e sábados, o número de pessoas que se juntam para aprender e conversar sobre o tradicional esporte aumenta e até impressiona qualquer um que olhe para dentro das vitrines iluminadas da Academia de Xadrez de Campos (AXC). No século XXI – aonde as interações digitais dominam o cotidiano – o tête-à-tête do enfrentamento de Peões, Torres, Cavalos, Bispos, Damas e Reis nos tabuleiros, acaba se tornando uma novidade.

Tudo isso é feito dentro da academia com elementos lúdicos e temáticos que fogem do ‘clássico’ e ‘tradicional’ para fisgar crianças, adolescentes, adultos e idosos. Lá, além dos diversos cursos oferecidos, pessoas que não tem conhecimento nenhum do esporte, recebem aulas gratuitas de movimentos básicos. A música, as piadas e as rodas de conversa surgem naturalmente no ambiente, favorecendo, além da mescla de idades, o intercâmbio de todas as tribos.

– O fim da pandemia trouxe essa vontade de se reaproximar... falo em termos físicos mesmo. E o xadrez é uma forma de fazer isso com segurança, diversão e com aquele elemento da competitividade. Para além da diversão, é uma oportunidade para as pessoas que venceram a Covid e acabaram com algumas sequelas, como o esquecimento, amenizarem o problema. Eu sou um exemplo disso e garanto: o Xadrez é uma excelente ferramenta para contornar esse problema – comenta Fernanda Toledo, presidente da AXC, professora e vice-presidente do Interior da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ).

Os benefícios e estímulos do esporte são confirmados do ponto de vista clínico. O enxadrista amador, admirador do esporte e médico psiquiatra, Flávio Mussa, afirma: “O xadrez é um elemento potencializador das nossas capacidades cognitivas!”

Na visão profissional do médico, o Xadrez ativa a mente e durante a prática estimula as conexões cerebrais frontais do lóbulo pré-frontal. Esse processo, nas palavras do doutor, “é uma coisa extremamente positiva para quem tem depressão, ansiedade, transtorno de pânico, processo inicial de demência, Parkinson... A partir da ativação de vias neurais novas, estas que atingem o córtex pré-frontal, podemos determinar um aumento dos nossos neurotransmissores que estimulam a nossa cognição, atenção e vida pragmática”.

– Esses benefícios valem para todas as idades: para um adolescente ansioso com a questão da volta às aulas; para uma criança que está apreendendo a conviver; para um idoso com sintomas já cognitivos; para adultos com humor depressivo ou ansioso – acrescenta o doutor Flávio, por fim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ícaro Abreu Barbosa

    [email protected]

    Convido você para embarcar nesse safári jornalístico. Com um arsenal repleto de escárnio, ira e desespero, vamos desbravar os pesadelos de uma aldeia e de um mundo tomados pelo caos.