Câmara de SJB vai ampliar número de cadeiras de nove para 13
11/05/2021 18:28 - Atualizado em 12/05/2021 01:09
Vereadores na Câmara de SJB
Vereadores na Câmara de SJB / Raphaella Viana/Câmara de SJB
A Câmara de São João da Barra vai ampliar o número de vereadores. Começou a ser discutido na sessão desta terça-feira (11) um projeto que pretende criar mais quatro cadeiras a partir da próxima legislatura, com validade na eleição de 2024 (e início de mandato em janeiro de 2025). Inicialmente, o projeto, encaminhado às comissões, foi apresentado como “de todos os vereadores”. Líder do governo na Casa, o vereador Chico da Quixaba (PP) pediu a retirada do seu nome da lista. Após análise das comissões, o projeto volta ao plenário. Pela legislação vigente, o município, que tem cerca de 36 mil habitantes, pode ter entre nove e 13 cadeiras.
A expectativa pelo aumento da representatividade na Câmara de SJB é aventada há pelo menos seis anos. Porém, as últimas duas legislaturas recusaram a proposta.
Em 2015, alguns vereadores chegaram a firmar posição favorável ao aumento de cadeiras. Recuaram na última hora, e a definição, nos bastidores, caiu na conta da atual prefeita Carla Machado (PP). Hoje no seu quarto mandato, ela era pré-candidata ao terceiro. E aquela votação na Câmara serviu de parâmetro para saber quem caminharia com Carla e os que ficariam com o então prefeito Neco (MDB) na eleição de 2016 (vencida por Carla).
Já em 2019, nova discussão. Os vereadores não afirmavam quantas seriam, mas diziam acreditar que haveria acréscimo de vagas na Casa para a pleito seguinte. Contudo, no plenário foi informado que ficou “acordado entre os presentes (todos os vereadores da legislatura anterior) que será mantida a redação do artigo 5º da Lei Orgânica municipal, tratando das disposições relativas ao número de vereadores desta Câmara Municipal que permanecerá em nove”.
Os vereadores da atual legislatura parecem convictos quanto à ampliação. Se seria para 11 ou 13, não havia ainda consenso. Porém, com oito dos nove vereadores subscrevendo o projeto de ampliação para 13, a fatura parece estar liquidada. Mas apenas parece. Nos bastidores da política, sobretudo em SJB, “o jogo só acaba quando termina”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]