Estado do Rio soma 24.827 mortes por Covid
24/12/2020 18:13 - Atualizado em 25/12/2020 13:09
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, até esta quinta-feira (24), 418.543 casos confirmados e 24.827 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 555 óbitos em investigação e 2.457 foram descartados. Entre os casos confirmados, 386.609 pacientes se recuperaram da doença. O estado do Rio de Janeiro está classificado em bandeira vermelha, que representa alto risco para a doença.
A SES esclarece que os 54 óbitos registrados nesta quinta-feira não aconteceram todos hoje; ocorreram entre as semanas epidemiológicas 40 a 52.
A pasta comunicou ainda que houve uma redução de 111 óbitos registrados em Niterói de ontem (23), para o hoje (24). Isso ocorreu pois o município retirou da base de dados parte dos óbitos informados na quarta-feira para rever os critérios de confirmação dos mesmos. Assim, esses óbitos passaram a compor o número de óbitos em investigação.
Os dados sobre Covid-19 divulgados pela SES, tanto de casos quanto de óbitos, são oriundos da base de dados dos municípios, que é atualizada diariamente. A equipe da SES acessa essas bases de dados, chanceladas pelos municípios, compilando as informações, para envio diário ao Ministério da Saúde. A Secretaria frisa que não realiza inserções de dados, seja de casos ou óbitos.
Bandeira Vermelha
Nessa quarta-feira (23), a secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou a 12ª atualização do Mapa de Risco da Covid-19, desenvolvido pela subsecretaria Extraordinária de Covid-19. O documento mostra que o Estado do Rio de Janeiro passa a ser classificado em bandeira vermelha, que representa alto risco para a doença.
A edição aponta cinco das nove regiões do estado também em bandeira vermelha: Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana, Norte e Noroeste, que concentram 75,58% da população fluminense. As Regiões Médio Paraíba, Centro-Sul, Baixada Litorânea e Metropolitana II estão classificadas em bandeira laranja, de risco moderado para a Covid. A análise compara as Semanas Epidemiológicas 49 (de 29 de novembro a 05 de dezembro) a 47 (de 15 a 21 de novembro).
As recomendações de isolamento social são orientadas de acordo com cada nível de risco, representado por uma cor de bandeira, que varia entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS