Obesidade Compromete a Imunidade e Aumenta Crescimento de Tumores
20/12/2020 06:36 - Atualizado em 20/12/2020 07:49
Pesquisadores da Harvard Medical School publicaram em 09 de Dezembro um estudo, que mostra relação direta entre obesidade e redução na atividade anti tumores. 
De acordo com a pesquisa, realizada em camundongos, uma alimentação rica em gorduras e a obesidade reduzem a atividade de células de defesa fundamentais na resposta imune contra tumores.
A teoria é que as células dos tumores, em um indivíduo obeso, teriam aumento no seu metabolismo e em paralelo, linfócitos T CD8+ teriam a sua atividade e número reduzidos. 
Dentre os chamados glóbulos brancos (leucócitos), ou células de defesa no popular, existem vários subtipos, com funções diferentes. 
Os linfócitos do tipo CD8 são uma classe de linfócitos considerados "atiradores de elite" do sistema imune. 
Essas células são fundamentais no combate às células cancerígenas e a redução observada é diretamente ligada ao aumento no crescimento de tumores.  
Os linfócitos CD8 são também usados em imunoterapia contra tumores e o estudo pode indicar que um dieta pobre em gorduras, além da redução na obesidade, podem vir a ser importantes armas na luta contra o câncer. 
Referência:
Obesity Shapes Metabolism in the Tumor Microenvironment to Suppress Anti-Tumor Immunity. Cell, 2020; DOI: 10.1016/j.cell.2020.11.009

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]