Genilson Pessanha
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) recebeu hoje uma "Play Table", uma mesa inteligente e totalmente digital, que vai colaborar no desenvolvimento das atividades da instituição, de forma interdisciplinar. O equipamento foi doado pela Fundação Lions Clube, em parceria com o Clube Planície e o Clube Campos, da organização. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (01), na sede da Apae, com a presença dos colaboradores e membros do Lions Clube.
Para a presidente da Apae, Regina Célia Carvalho de Azevedo disse que o equipamento vai ampliar a disponibilidade de atividades aos assistidos.
— Essa mesa interativa vai contribuir para a inclusão social dos nossos assistidos e em tudo aquilo que a gente preparava em papel, além dos gastos com materiais. Vai trazer mais uma dinâmica e interatividade com as crianças, um maior conhecimento. Com a mesa interativa, que tem mais informações, vai por a tecnologia ao alcance deles — disse.
Ana Beatriz da Silva é mãe do Thiago de 12 anos e que é assistido pela Apae desde o primeiro aninho de vida. Para ela, todo suporte para a instituição só vai ajudar a melhorar ainda mais o trabalho feito. “A gente não está preparado para ter um filho com deficiência. É muito difícil porque você acha que vai ficar sem suporte, sem ajuda. Quando eu encontrei a Apae eu encontrei tudo que ele precisava, fonoaudiólogo, terapia, psicólogo, orientação de como cuidar, de como lidar com certas situações”, contou.
A mãe contou como o trabalho desenvolvido na Apae deu ao seu filho, possibilidade de realizar coisas consideradas comuns para muitos. “Um dia eu fui comprar um triciclo para ele e, por ele ter um bracinho mais curtinho que o outro, com uma mão ele alcançou o triciclo, com a outra não. Aquilo dói por dentro da gente. Voltei para casa e com o passar do tempo, com tratamento, fisioterapia, tudo que tem aqui, eu retornei à loja e comprei. Ele hoje anda de bicicleta, toca bateria aqui e tem uma vida normal. Ele faz tudo e mais um pouco”, contou a mãe.
Genilson Pessanha
O diretor de comunicação e tesoureiro do Lions Club de Campos, Fabrício Lírio explicou que a instituição, através de sua Fundação Internacional, realiza um projeto de apresentação e distribuição de mesas tecnológica para diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, voltadas para as Apaes. “Fizemos uma doação, no ano passado, de 16 mesas e esse ano de mais de 53 mesas. Essa é uma parceria da Fundação Internacional de Lions, com os clubes de cada região. A Fundação entre com parte do investimento e os Lions Clubes dos municípios, fazem campanhas nas suas regiões para completar o custo”, explicou.
O ex-governador do Lions, Edson Freitas explicou “Essa mesa se chama “Play Table” e foi criada para desenvolver as habilidades das crianças, não só com dificuldade de aprendizagem, mas todas as crianças do ensino regular, para desenvolver as habilidades cognitiva, linguísticas e sociais e fazer a inclusão social através dessa ferramenta inovadora”, explicou, acrescentando ainda que o equipamento é fabricado por um startup brasileira, sediada em Blumenau.