ACIC realiza eleição para a nova diretoria na próxima semana
25/08/2020 15:32 - Atualizado em 25/08/2020 16:43
Os empresários campistas, nos últimos dois anos, enfrentaram provavelmente uma das piores crises econômicas, provocadas pela recessão e, por fim, pelo isolamento social imposto pela Covid-19, que paralisou a economia local e mundial. “O período também mostrou que com criatividade, determinação e tecnologia os comerciantes continuam na luta por momentos mais animadores”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, que estará concorrendo no próximo dia 28, a partir das 19h, à reeleição pela instituição centenária para o biênio 2020/2022.
Poderão participar da eleição todos os associados que estejam em situação regular com a Acic. De acordo com o diretor jurídico, o advogado Thieres Rodrigues, a eleição deveria ter ocorrido no mês de julho, mas devido à pandemia da Covid. Durante a reunião realizada no dia 14 de julho foi votado à prorrogação do pleito e aprovado a eleição online, visando respeitar os protocolos de segurança. Também ficou aprovado que a eleição será no próximo dia 28, por meio do link http://www.acicampos.org.br/eleicoes2020 . A posse será automática, para evitar aglomeração. No último dia 9 a ACIC completou 129 anos de fundação. Concorre a reeleição, Leonardo Castro de Abreu, como presidente, 1º vice-presidente Luiz Fernando Loureiro, 2º vice-presidente Maurício Cabral. O advogado José Luiz Lobo Escocard é o ex-presidente imediato.
O atual presidente Leonardo Castro de Abreu ressalta que os últimos dois anos foram marcados por muitos desafios, sendo que nos últimos cinco meses o comércio local amargou prejuízo, desemprego e o fechamento de muitas lojas, que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Sem contar a queda acentuada do repasse dos royalties impactando a economia local. Sem poder trabalhar por conta do isolamento social, muitos não conseguiram retornar às suas atividades. "Acreditamos que só dentro de dois anos haverá a retomada da economia. Não podemos deixar de citar que a categoria está mais participativa e acompanhando de perto as decisões sugeridas pelo Poder Público”, concluiu Leonardo Castro.
Pontos positivos — Nesses dois anos, com o intuito de fortalecer o setor, a Acic esteve presente em importantes eventos como o World Chambers Congress (que reuniu empresários de vários países da América Latina, no Rio de Janeiro), onde foram apresentados projetos inovadores, com a ideia de discutir o futuro das câmaras de comércio, trabalhando em conjunto por um futuro mais promissor. A entidade também conquistou uma cadeira na mesa-diretora da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Rio de Janeiro (Facerj), dando mais voz às reivindicações dos empresários locais, além de lutas como manifestação sobre assaltos na BR-101, Campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, cobrança junto à Concessionária do novo traçado da BR-101 e a presença no Conselho Municipal para o desenvolvimento do município.
A Acic também participou do I Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste Fluminense (na Uenf), onde foram discutidos os impactos de infraestrutura na atração e consolidação dos investimentos transformadores em prol do desenvolvimento da região, como a BR-101 e a RJ-244, saneamento básico, Ponte da Integração, energia, porto e aeroportos. Ações que buscam ampliar os conhecimentos e encontrar ferramentas para superar as dificuldades e se preparar para a globalização. “Agora mesmo, neste período de isolamento, o e-commerce, delivery, drive thur e take away estão contribuindo para se manter vivo nesta luta” destacou.
— A Associação também esteve presente em ações sociais, como: Natal Solidário, Doação de Sangue, Campanha do Agasalho e Distribuição de Alimentos para as instituições filantrópicas, mantendo seu compromisso social com a população campista — disse o presidente, lembrando que sempre conta com o apoio da diretoria para realizar as ações.
Fonte: Acic

ÚLTIMAS NOTÍCIAS