Emoção marca adeus ao deputado estadual Gil Vianna
20/05/2020 11:12 - Atualizado em 22/05/2020 19:29
  • Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Sepultamento Gil Vianna (Fotos: Rodrigo Silveira)

Sob aplausos de familiares e amigos, o corpo do deputado estadual Gil Vianna (PSL) foi sepultado, na manhã desta quarta-feira (20), no cemitério Campo da Paz, em Campos. O parlamentar morreu na noite dessa terça-feira, no Hospital Unimed, em decorrência da Covid-19. Ele era policial militar rodoviário reformado, foi vereador de Campos duas vezes e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) como suplente, antes de se eleger ao cargo em 2018, ocupando a liderança da bancada do PSL, ex-partido da família Bolsonaro. A morte do parlamentar teve grande repercussão entre políticos e outras personalidades.
Muito abalada, a família preferiu não falar com a imprensa. Gil Vianna foi a 21ª vítima de Covid-19 no município, que até essa terça (19) tinha mais 10 mortes investigadas, com 382 casos confirmados e 1.065 suspeitos. Ele tinha 54 anos e estava internado no Hospital da Unimed desde o dia 11 de maio.
Um dos filhos do deputado, Bruno Vianna fez uma homenagem ao pai nas redes sociais. Em uma postagem, ele se recordou de momentos com Gil e afirmou não conseguir descrever o que estava sentindo:
“Pai, você deixou o seu legado e eu prometo que irei te orgulhar e honrar o seu nome até o final da minha vida. Durante esses últimos meses, nos vimos todos os dias, caminhamos juntos, sonhamos juntos, rimos juntos e choramos também. Você parecia me avisar e me preparar para caso algo acontecesse. Hoje quando te visitei eu disse: ‘Não se preocupe com nada lá fora, estamos cuidando de tudo. Se preocupe com a sua saúde’. E assim prometo permanecer. Vou tirar forças de algum lugar para seguir firme e cuidar da nossa família. Você sempre me dizia: ‘ Não precisa me amar, só respeite, obedeça e ame a sua mãe’. Mas eu te amava tanto, mas tanto que até brigávamos por sermos tão parecidos. Prometo cuidar da nossa família, prometo continuar sua história. Você lutou até o final, descanse em paz e eu cuidarei do resto. Você é eterno, eu te amo!”
Amigos, políticos e outras personalidade lamentaram a perda. A Alerj chegou a decretar luto oficial de três dias. O presidente da Casa, André Ceciliano, prestou homenagem. "É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo deputado Gil Viana. Presente, sério, trabalhador e companheiro de pescaria. Acima de tudo preocupado com todos. Que Deus na sua infinidade bondade possa recebê-lo", destacou.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cidadania), também manifestou seu pesar. "Sem palavras para descrever esse triste momento com o falecimento do amigo e deputado estadual Gil Vianna. Peço a Deus que o receba de braços abertos e que conforte os corações de sua esposa Andrea e de seus filhos Bruno, Gabriel e Laura". A Prefeitura decretou "luto oficial de três dias por seu falecimento, assim como pelas demais vítimas fatais do novo coronavírus no município".
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (SD), lembrou com carinho do amigo. "Triste demais em saber que você se foi amigo, sua garra, determinação, esperança e fé ficará marcado para sempre em nossos corações. Estamos consternados, queria pedir a todos um momento de oração por este grande amigo Gil Viana que Deus levou pra junto dele. Oremos também por sua família , esposa e filhos e que nosso senhor Jesus Cristo possa acalentar os vossos corações", postou em rede social.
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, também lamentou a morte. "Há pouco mais de um mês recebi aqui em minha casa o Deputado Estadual Gil Viana. Foi um bate papo bacana e daqui ele ia a praia correr um pouco, e hoje infelizmente, com apenas 54 anos de idade veio a óbito vítima do Covid 19. Que Deus em Sua infinita misericórdia e bondade o acolha em Seus braços, dando conforto aos seus familiares e amigos", declarou.
No mesmo tom, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, falou sobre o parlamentar. "Segue em Paz querido Gil. Perdemos o deputado Gil Viana para o coronavírus, este inimigo invisível que já ceifou milhares de vidas. O deputado Gil era um parceiro de Quissamã, tendo nos acolhido de forma espontânea e generosa. A região perde um quadro político articulado e trabalhador que fazia política com simplicidade e leveza. Tive a alegria de receber do deputado Gil a medalha Tiradentes, a maior honraria do Legislativo Estadual, que compartilhei com a população de Quissamã. Que Deus o acolha e conforte seus familiares", disse.
O presidente da Câmara de Campos, vereador Fred Machado (Cidadania), também lamentou a morte. "Profundamente sentido com o falecimento do amigo e companheiro de trabalho por quatro anos,Gil Vianna! Minhas condolências à família, amigos, principalmente sua esposa e seus filhos! Que Deus te receba de braços abertos e dê o conforto necessário a todos, neste momento de dor".
A Câmara de Campos, em nota de pesar, decretou luto de três, suspendendo a sessão em Plenário Virtual que ocorreria nesta quarta e as demais atividades do Legislativo, e lamentou em nome dos 25 vereadores e demais servidores. “Ex-vereador desta Casa de Leis por dois mandatos (2009-2012, 2013-2016), Gil Vianna atuou em benefício da nossa cidade e era muito querido pelos colegas parlamentares. Uma perda inesperada como essa só nos alerta de que a doença que enfrentamos, além de altamente contagiosa, não escolhe vítimas e pode ser impiedosa. Perdemos mais uma vida nesta batalha contra o novo coronavírus, mas, unidos no respeito mútuo, teremos a chance de vencer essa guerra. Gil Vianna deixa esposa e três filhos. Aos familiares, nossas condolências e sinceros votos de paz, conforto e força para enfrentar essa trágica perda”.
A Câmara de São João da Barra emitiu nota de pesar. "Infelizmente, essa doença continua fazendo muitas vítimas, e não se trata apenas de uma 'gripezinha' como alguns aí falam, não dando a merecida importância. Está aí o Gil Vianna, uma pessoa que não tinha problema de saúde, atleta, não apresentava comorbidade, mas acabou não resistindo a esse perigoso vírus", destacou o presidente do Legislativo sanjoanense, Aluizio Siqueira.
A Diocese de Campos também emitiu uma nota pela morte do deputado: “Em nome da Diocese de Campos, expressamos aos familiares do deputado estadual Gil Vianna, que faleceu na noite desta terça feira (19/05), nossos mais sinceros pêsames e condolências. Seu testemunho de integridade e fé na justiça constitui um legado precioso para as novas gerações. Suplicamos ao Bom Deus que o receba junto a sua glória e conforte plenamente na esperança cristã aos seus seres queridos e amigos. Deus lhe dê o repouso eterno e a luz perpétua o ilumine!”.
Histórico — Gil Manhães Vianna Júnior nasceu no dia 10 de julho de 1965, em Campos. Filho do garçom Gil Manhães Vianna e da dona de casa Getúlia Santos Arêas Vianna, ele serviu ao Exército em 1984 e, em 21 de abril de 1986, entrou na Polícia Militar, instituição em que fez carreira, encerrando-a como 2º Sargento. No ano de 2005, foi coordenador do time de vôlei feminino do Flamengo em Campos.
Os primeiros passos na trajetória política foram dados em 2004, quando concorreu ao cargo de vereador, conquistou 1.900 votos pelo PMN, mas não foi eleito. Quatro anos depois, foi eleito, pelo PSDC, com 4.975 votos. Em 2012, foi reeleito, com 4.328 votos, no partido do PR. À época, o então vereador assumiu o cargo de 1º secretário da Câmara de Campos.
Em 2017, assumiu, como suplente, o posto de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), focando o mandato na defesa dos direitos das pessoas com deficiências e dos servidores públicos, em especial os militares. Em 2018, concorreu para reeleição no Partido Social Liberal (PSL), obtendo 28.636 votos.
Gil deixa a viúva Andrea Araújo Cordeiro Vianna e os filhos Bruno, Gabriel e Laura. O deputado perdeu a filha Gabriela, portadora de deficiência e motivo da luta do político em prol da causa, que teria completado 29 anos no último dia 5.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS