Celebrações em tempos de pandemia
Channa Vieira 23/05/2020 13:59 - Atualizado em 23/05/2020 14:00
Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
Celebrar e estar junto. Nunca se falou tanto em encontros, comemorações e abraços. O mundo não clamava por afeto há tempo. Desde o advento das redes sociais, a presença física foi se tornando cada vez mais incomum. Mas, mesmo vivenciando a geração da tecnologia, celebrações ainda careciam de calor humano. Comemorar uma data importante ainda precisava ser um momento dividido com outras pessoas e dentro de um mesmo espaço. Contudo, em tempos de isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19, se reinventar tem sido uma forma de resistência para manter viva as comemorações. Tradicionalmente no mês de maio, os festejos em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, realizados pelo Censa e Isecensa, também se adaptaram às ondas virtuais neste ano, assim como tantas outras celebrações. Já a Sociedade Musical Lyra de Apollo, que completou 150 anos no dia 19, lembrou a data com uma faixa que decora o prédio localizado na Praça do Santíssimo Salvador.
A comunidade educativa das instituições Censa e Isecensa não deixou a fé e a devoção serem interrompidas. Neste domingo, 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, a grande Festa de Maria, que reúne centenas de pessoas no grande ginásio de esportes, desta vez, percorre as ruas de Campos. A partir das 16h, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora estará levando bênção às famílias, que, a pedido da organização, deverão permanecer em suas janelas, portas ou sacadas, acenando com lenços brancos e velas.
Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
— Não poderíamos deixar a data passar em branco, principalmente quando passamos por tempos difíceis. Queremos agradecer, orar e suplicar a proteção de Nossa Senhora — disse Elizabeth Landim, vice-diretora das instituições.
Apostando na tecnologia, a Novena de Maria aconteceu através das redes sociais. Iniciada no dia 15 de maio, alunos, pais e comunidade participaram das celebrações, transmitidas da Capela do Censa via Instagram e Facebook.
Diretora-geral do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Irmã Rosa Idália Pesca destacou a importância da união para se reinventar nas homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora: “Mantivemos a tradição de 95 anos celebrando de forma diferente, mas unidos num só coração”.
Pedindo a proteção de Maria, os temas foram divididos em intenções relacionadas à pandemia: força e gratidão aos profissionais de saúde e serviços essenciais, saúde aos enfermos e população, resiliência e fé. A tradicional coroação de Maria aconteceu ao final das celebrações virtuais, nas casas dos alunos, cada um demonstrando sua devoção e todos unindo forças em oração.
150 anos da Lyra de Apollo
150 anos da Lyra de Apollo
Também grande exemplo de resistência em Campos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo comemorou o sesquicentenário de uma maneira simples, mas com grande representatividade. Uma faixa estendida na sede da entidade trouxe em palavras o que eles sempre proferem em notas musicais.
— Sonhamos muito com o 19 de maio de 2020. Desde 2012, iniciamos uma grande campanha para revitalizar nossa sede, devastada por um incêndio no começo de década de 1990. Com imensa luta, nossa casa, antes dada como inutilizada, começava a renascer. Nessa jornada, a grande emoção se deu em 2018, quando realizamos o sonho de voltar a usar o segundo pavimento do imóvel, após a reconstrução da escada que dava acesso a ele — relembra o presidente da Lyra de Apollo, maestro Ricardo Azevedo.
Conquista recente, a Lyra de Apollo agora possui uma tecnologia que permite a distribuição de partituras via internet, mantendo as atividades entre os músicos durante a quarentena. Ainda assim, a celebração para comemorar os 150 anos de história é aguardada ansiosamente.
— Após o período de isolamento social, teremos nosso momento de festejar com uma bonita apresentação e o nosso tradicional bolo de aniversário. Será especial, assim como cada momento que a banda tem vivido nos últimos 30 anos — enfatizou o maestro.
  • Luiza Auler Lazzarotto comemora os 10 anos com festa virtual

    Luiza Auler Lazzarotto comemora os 10 anos com festa virtual

  • Luiza Auler Lazzarotto comemora os 10 anos com festa virtual

    Luiza Auler Lazzarotto comemora os 10 anos com festa virtual

Mesmo com a pouca idade, a pequena Luiza Auler Lazzarotto também se reinventou e planejou comemorar os seus 10 anos através de um encontro virtual. No dia 18 de maio, Luiza convidou os amigos da escola para uma sala virtual. Em sua casa, com a família, a comemoração ainda teve uma surpresa. O grupo de amigos da igreja também se reuniu para a festa online, que a pequena disse ter sido um momento feliz, mas difícil pela falta de abraços.
— Foi a primeira vez que o meu aniversário foi diferente. Era o único jeito de comemorar, pelo menos eu tentei”, destacou Luiza, acrescentando: “quando tudo isso passar, a primeira coisa que eu quero fazer, é dar um abraço na minha avó”.
Luiza Auler Lazzarotto comemora os 10 anos com festa virtual
Luiza Auler Lazzarotto comemora os 10 anos com festa virtual

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Channa Vieira

    [email protected]