Poeta de Campos vence prêmio da secretaria especial de Cultura
02/01/2020 18:27 - Atualizado em 08/01/2020 16:49
Ronaldo Junior é vice-presidente do Comcultura
Ronaldo Junior é vice-presidente do Comcultura / Reprodução/Facebook
Vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) de Campos, o poeta Ronaldo Henrique Barbosa Júnior foi um dos vencedores do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária — 200 anos de Independência, alusivo ao bicentenário da independência do Brasil, que será comemorado em 2022. O resultado final foi divulgado no último dia 27 pela secretaria especial de Cultura, vinculada ao Ministério da Cidadania.
O livro de autoria de Ronaldo Junior, “Ideário Poético da Independência”, foi um dos cinco que obtiveram nota máxima no prêmio. Foram julgadas criatividade e originalidade; qualidade literária; clareza e objetividade; e contribuição à cultura nacional.
De acordo com Ronaldo, a obra é composta por 33 poemas, divididos em dois capítulos e um apêndice. Os textos dialogam com a história do Brasil, revisitando criticamente a independência e alcançando questões atuais que interferem em nossa identidade.
— Me orgulho, principalmente, por contribuir com a dessacralização de símbolos e a desconstrução de heroísmos idealizados, tentando lançar luz a detalhes que passam despercebidos. Minha permanente gratidão por todo apoio nesse período de escrita e espera pelo resultado (e sempre), aos meus pais, Ronaldo e Andréa; ao meu amor, Ana Paula; e à minha agente, Ana Clara — escreveu o autor em seu perfil no Facebook.
Segundo o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, a premiação é um estímulo à cidadania. “Abordar a temática dos 200 anos de independência é uma excelente forma de promover e incentivar uma literatura que reflita a história e cultura do povo brasileiro, incentivando e fortalecendo a cidadania”, afirmou. Também foi destacada por Albim a importância de ações para movimentar o setor literário. “Essas premiações também ajudam a movimentar o mercado literário com o lançamento de livros de qualidade, que podem auxiliar na formação de novos leitores e também de quem já tem o hábito da leitura”, concluiu. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS