Projeto musical para resgate da tradição
30/11/2018 18:42 - Atualizado em 05/12/2018 14:19
Resgatar e preservar tradições no distrito de Santo Amaro é a luta dos moradores. O empresário Fernando Teles está promovendo aulas de música para crianças e adolescentes. As inscrições para o Projeto Escola de Música podem ser feitas todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 17h, na escola municipal Coronel Antônio Batista. As aulas estão sendo ministradas pelo músico Sérgio Luiz.
Divulgação
O distrito tem uma história com bandas de música. A arte musical é um legado de décadas, desde a Banda Musical Nova Aurora e, no século passado, com o resgate da tradição com a formação da Lira Musical Santo Amaro. As apresentações musicais são importantes nas festas do Padroeiro da Baixada Campista.
Tais Ribeiro da Costa fala sobre o projeto que vai ajudar as crianças e adolescentes. A proposta é ter um futuro melhor para as crianças da comunidade. .
— Eu mesma quando era adolescente participei da Lira Musical de Santo Amaro e tenho maior orgulho de nossa banda. Pena que está se acabando aos poucos devido à falta de recursos financeiros. Mas, como filha de Santo Amaro, amo nossa banda e a cavalhada, expressões culturais da Baixada Campista — destaca Tais.
Roberto Ribeiro Rosa salienta a importância de resgatar a cultura musical do distrito e fala da tradição que está sendo recuperada com as aulas de músicas para as crianças da comunidade.
— Desde que iniciou o projeto da Escola de Música inscrevi meus dois filhos, José Roberto, de 9 anos, e Arthur, de 8 anos, que estão motivados a estudar música — disse Roberto.
Com 14 anos, Gerson Luiz Ribeiro Júnior sonha com a carreira militar. Para o adolescente, a música pode facilitar seu ingresso no Exército Brasileiro. Iniciou as aulas e já tem como projeto ajudar resgatar as atividades da Lira Musical Santo Amaro.
— Acho muito importante estudar música. Quero ingressar na carreira militar e a música pode ajudar a realizar meu sonho de ser um músico e militar — disse.
O músico Sérgio Luiz com uma carreira de 60 anos, aposta no futuro com as crianças e adolescentes que estão iniciando o Projeto da Escola de Música. Conta, com orgulho, o amor pela música que herdou do pai, Satiro da Silva.
— Comecei minha carreira com 11 anos. E fico emocionado em ver crianças que estão empolgadas em iniciar os estudos musicais. E me lembro de meu pai de quem recebi esse legado cultural. Quero ajudar a manter essa tradição em Santo Amaro — destaca Sérgio.
Nascido no Distrito de Santo Amaro, José Fernando Teles tem investido em cultura. Colaborador da tradicional Cavalhada, está agora lançando novos projetos com o objetivo da revitalização da comunidade que perdeu parte de seu legado histórico. Além da Escola de Música, Fernando está idealizando a promoção de cursos de artesanato com objetivo de dar oportunidade aos moradores de terem renda própria para seu sustento. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS