Caso de febre amarela confirmado em Porciúncula
03/04/2017 12:30 - Atualizado em 04/04/2017 08:56
A secretaria de Saúde de Itaperuna confirmou a morte por febre amarela de um morador de Porciúncula que estava internado no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. Já a secretaria estadual de Saúde ainda investiga a morte por febre amarela de um idoso, morador de Silva Jardim, que veio a falecer dias depois de ser vacinado contra a doença. “As amostras de sangue do paciente serão enviadas novamente para análise, para identificar se o vírus era vacinal ou silvestre”, afirmou a prefeitura em nota. Em Macaé, a prefeitura começou a imunizar os moradores do entorno do Parque Atalaia que ainda não haviam se vacinado. No último sábado, dois macacos foram encontrados mortos no local.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna informou que no dia 26 de fevereiro, um paciente do sexo masculino, de 33 anos, faleceu no hospital no município. O resultado dos exames, divulgado nesta segunda, confirmou como causa da morte a febre amarela.
A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social de Silva Jardim afirmou que o homem tinha autorização de sua médica para ser imunizado, como é a recomendação do Ministério da Saúde nesses casos. “Nos últimos dias o usuário teve complicações após ser imunizado, o mesmo chegou a ser internado no CTI, mas veio a óbito no último dia 30. Foi recolhida amostra de sangue do paciente e enviada para o Laboratório Central Noel Nutels para análise, o resultado preliminar, que saiu no início da tarde desta sexta-feira (31) deu negativo para dengue, zika e chikungunya e positivo para febre amarela”, complementou.
Em Macaé, o prefeito Dr. Aluízio acompanhou de perto a imunização no Parque Atalaia. O mutirão foi montado a fim de reforçar os cuidados e evitar que a doença faça vítimas no município, visto que, no fim de semana, dois macacos bugios mortos foram encontrados em uma das quatro trilhas no Parque Atalaia que, por precaução, desde o mês passado, está fechado para visitação. Os dois corpos dos primatas foram encontrados em estado avançado de decomposição, após um monitoramento de rotina feito por trabalhadores do local e Guarda Ambiental. (A.N.) (C.S.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS