SJB em reunião de conselho no Rio
31/03/2017 20:31 - Atualizado em 04/04/2017 12:15
Divulgação
Reunião Conselho / Divulgação
São João da Barra esteve presente na 73ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro (Cerhi-RJ), no auditório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro. Na ocasião, houve posse dos membros eleitos, da presidente Maria Aparecida Borges e do vice-presidente, Friedrich Herms, para mandato 2017-2020. O município passa a ocupar a cadeira de titular do Conselho pela região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Alex Firme, ressaltou a importância da representação no Conselho e da interação com os demais municípios e instituições: “Trabalharemos em conjunto nas identificações técnicas de problemas e possíveis soluções, buscando apresentar propostas e projetos para a captação de recursos, a fim de desenvolver ações que beneficiem a região e especificamente São João da Barra”.
Além de promover a integração nas ações de defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde, à segurança pública e prejuízos econômicos e sociais, o CERHI-RJ visa identificar as causas e efeitos da poluição, das inundações, dos alagamentos, das estiagens, da erosão do solo, dos deslizamentos e do assoreamento dos corpos hídricos nas áreas urbanas e rurais.
Compatibilizar o gerenciamento dos recursos hídricos com o desenvolvimento regional e proteção do meio ambiente, adequando-o às diversidades físicas, bióticas, demográficas, econômicas, sociais e culturais de sua área de atuação também é está entre as do órgão. Também, promover a integração da gestão de recursos hídricos no âmbito federal, estadual e municipal, integrando as iniciativas regionais de estudos, projetos, planos e programas às diretrizes e metas estabelecidas para as bacias hidrográficas, com vistas à conservação e a proteção de suas águas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS