Mulheres homenageadas na Câmara
30/03/2017 19:57 - Atualizado em 02/04/2017 13:44
Divulgação
Sônia Pereira / Divulgação
O Dia Internacional da Mulher foi lembrado nesta quinta-feira, na Câmara de São João da Barra onde aconteceu uma sessão solene para a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália. Além das nove homenageadas – uma por cada vereador –, a Casa conferiu uma medalha especial a uma sanjoanense. Desta vez, o nome escolhido foi o de Sônia Maria da Silva Pereira (Soninha), que é a única vereadora da atual legislatura e também vice-presidente da Casa.
Natural de Atafona, a parlamentar é conhecida como “Soninha, a Bonita” e tem uma história marcada por muita luta. Ela conta que começou a trabalhar desde cedo, ajudando seu pai, que era pescador, e sua mãe, que tinha um restaurante. Mais tarde, começou a exercer o ofício de costureira. É casada com José Luiz Tavares Machado, tem duas filhas e dois netos. Soninha é irmã dos ex-vereadores sanjoanenses, Antônio José da Silva Pereira e Carlos Pereira (que foi também presidente da Câmara). E foi ajudando Carlos, na coordenação da campanha eleitoral e depois já empossado, que ela tomou gosto pela política. Incentivada por familiares e amigos, disputou sua primeira eleição em 2012, consagrando-se vencedora com 989 votos, pelo PT. Tentou a reeleição no último pleito e uma surpresa: foi a segunda pessoa mais votada (1.615 votos).
– Estou muito feliz e emocionada em receber esta homenagem da Câmara, que é Casa do Povo, e onde sinto muito orgulho de trabalhar. Sou apaixonada pelo nosso município e agradeço a todos os colegas por esse reconhecimento – disse Soninha, que é filiada ao PT.
Ilustre – O diploma instituído por meio de resolução em 2013 leva o nome da sanjoanense Narcisa Amália, que nasceu em 03 de abril de 1852, sendo filha de Joaquim Jácome de Oliveira Campos Filho e de Narcisa Ignácia de Oliveira Campos. A moça era poetiza e foi a primeira mulher no Brasil a se profissionalizar como jornalista. Movida por forte sensibilidade social, lutou contra a opressão da mulher e o regime escravista e alcançando projeção nacional com suas obras. Morreu em 24 de junho de 1924.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS