Audiência discute implantação de Ciosp em Campos
Julia Beraldi 14/03/2017 19:00 - Atualizado em 16/03/2017 13:04
Audiência foi realizada no Ministério Público Estadual
O Ministério Público Estadual sediou, na tarde desta terça-feira (14), uma audiência para apresentação do projeto de criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que será implantado no município de Campos, ainda sem data definida. A mesa foi composta pelo prefeito Rafael Diniz, pelas promotoras de Justiça de Campos, Renata Felisberto Nogueira Chaves e Maristela Naurath Rebello de Faria, além do tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, que atuou na Ciosp de Volta Redonda por cinco anos.
Na audiência, o prefeito de Campos destacou os objetivos da implantação do Ciosp. “A cidade de Campos já tem um sistema de monitoramento, mas é precário. Com a implantação do Ciosp, vamos buscar uma alternativa para a violência na cidade. Buscamos parcerias para essa implantação, porque sem elas, hoje o governo não teria condições de arcar”, disse Diniz.
A Promotora de investigação penal, Renata Filisberto, justificou a importância da criação do sistema na cidade. “Como promotora desde o ano de 2013, venho percebendo o aumento desenfreado da violência, o que torna Campos uma das cidades mais violentas do mundo. Diante desse cenário, precisamos buscar alternativas para a questão”.
  • Audiência no Ministério Público Estadual

    Audiência no Ministério Público Estadual

  • Prefeito Rafael Diniz esteve presente

    Prefeito Rafael Diniz esteve presente

O tenente-coronel Rodrigo Chiaradia expôs as vantagens do Centro Integrado, que tem como principal objetivo disponibilizar recursos necessários, para que os órgãos de segurança pública possam executar suas atividades de forma mais qualificada e eficiente. Segundo Chiaradia, o sistema possui conta com recursos tecnológicos de última geração. Em Volta Redonda, segundo Chiaradia, com o Ciosp - inaugurado em 25 de maio de 2010 - houve diminuição de crimes violentos e melhora na produção de policiais. Em Volta Redonda, a Centro Integrado conta com 420 câmeras, com imagens de alta qualidade, sistema de software de alta memória, além de funcionar com atendentes que são treinados até no máximo seis meses por representantes de cada instituição.
Na audiência também estiveram presentes representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Auto Pista Fluminense, Policia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Associação Comercial e Industrial de Campos e do Conselho Comunitário de Segurança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS