Primavera chega com ipês floridos e ventania em Campos
22/09/2021 07:58 - Atualizado em 22/09/2021 08:27
A chegada da Primavera, que começa oficialmente às 16h21 desta quarta (22), trouxe um temporal que atingiu todo o estado do Rio de Janeiro. Em Campos, a Defesa Civil emitiu, nessa terça-feira (21), um alerta de ressaca no Farol de São Thomé, entre a 0h desta quarta-feira (22) e as 11h59 de sexta (24), com risco de erosão nos trechos próximos ao mar. Também para Campos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de vendaval, com perigo potencial, entre as 12h desta terça e 10h de quarta-feira. A ventania chegou a derrubar parte de árvores e deixou alguns bairros sem energia. O vendaval também atingiu outros municípios da região e fez com que a ponte Rio-Niterói ficasse interditada por 35 minutos.
Segundo a Marinha, a aproximação de um sistema frontal poderá acarretar ventos de até 75 km/h na faixa litorânea de Campos, com ocorrência de ondas de até 5 metros. Com o risco de nova erosão em áreas próximas ao mar, a Defesa Civil monitora o registro de qualquer incidente, principalmente nas localidades do Xexé e Gaivotas, pontos que exigiram intervenções da Defesa Civil neste inverno.
— Os dados que estamos produzindo na Defesa Civil, tendo a prevenção como prioridade de nossa gestão, estão nos permitindo alertar à população sobre as previsões, além de conseguirmos trabalhar com planejamento, buscando alcançar maior eficiência. Este é o nosso foco — explicou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
De acordo com o Inmet, foram registradas às 18h rajadas de ventos que atingiram cerca de 58,3km/h em Campos. A Prefeitura informou que, até as 16h30, a Defesa Civil recebeu seis chamados para retirada de árvores que caíram em diversos pontos.
Alguns imóveis chegaram a ficar sem energia elétrica devido ao vendaval, como aconteceu na rua Professor Manhães, no Turfe Clube onde parte de uma árvore caiu. Segundo a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, os ventos fortes ocasionaram a falta de energia para alguns clientes. “A companhia informa que duplicou o número de equipes em campo e segue trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível”, informou a nota.
Macaé e São João da Barra também emitiram alertas para o vendaval. Em Macaé, a Defesa Civil orientou para que a população não busque abrigo debaixo de árvores, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Previsão do tempo — A partir da passagem de uma frente fria seguida pelo avanço de uma massa de ar frio, o município terá nos próximos dias uma queda considerável da temperatura. Nesta quarta, a previsão é de variação entre 9ºC e 25ºC, com possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde, segundo o Inmet.
Divulgação/Ecoponte
Ventania fecha ponte Rio-Niterói
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ponte Rio-Niterói precisou ser interditada nos dois sentidos, às 14h40 desta terça, por conta dos fortes ventos na rodovia. O tráfego ficou bloqueado até as 15h15.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou a publicar mensagem em rede social. "Pessoal, uma forte ventania está atingindo diversas regiões da cidade. Quem puder, evite deslocamento, por precaução. As equipes da prefeitura já estão a postos para atender eventuais ocorrências", alertou. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS