Reunião debate plano de retomada da atividade comercial em Campos
30/04/2020 01:07 - Atualizado em 04/05/2020 22:02
Com diversas ações de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Campos segue realizando reuniões com diferentes setores do município para dar continuidade à atuação estratégica no combate ao coronavírus. Durante essa semana, estão sendo realizadas reuniões com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Empresarial de Campos (CECAM), além de representantes da Liga Gastronômica para apresentar e discutir o plano de retomada do setor, elaborado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. Nos últimos dias, Campos registrou aumento do número de casos da Covid-19 com mais de 50% de ocupação dos leitos de UTI. 
Na última terça (28), durante a reunião, representantes da área gastronômica manifestaram preocupação com a abertura de estabelecimentos neste momento, com baixa no número de clientes e a possibilidade de aumento dos custos. Já os representantes da classe empresarial informaram que vão analisar as propostas constantes do plano, além de reiterarem pedido de flexibilização das medidas de fechamento do comércio e isolamento social - instituídas por meio de decreto. A classe também pleiteia a abertura de estacionamentos e lojas de tecido e aviamento, esta solicitação está sendo analisada pelo Gabinete de Crise.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, o plano de retomada do comércio foi elaborado para que ocorra de forma gradual, mas, ainda não é possível definir data.
- Estamos trabalhando num plano de retomada e discutindo com os representantes, sendo que a data para início da retomada da atividade comercial, por etapas, dependeria, ainda, do parecer dos técnicos de saúde, como sempre, bem como do posicionamento do Governo do Estado - frisou Felipe Quintanilha.
Quintanilha destaca também que a orientação do prefeito Rafael Diniz é pautada diante do aumento do número de casos da doença no município. "Apesar de toda preocupação com a economia, a saúde dos munícipes permanece sendo prioridade e a data para início da retomada das atividades econômicas dependeria da diretriz do Governo do Estado", disse.
O município implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, com 20 leitos de UTI e aguarda o início do funcionamento do Hospital de Campanha, que está sendo montado pelo Governo do Estado com a possibilidade de 20 leitos de UTI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS