Secretário de Saúde de SFI busca antecipar diagnósticos de Covid-19 para evitar necessidade de escolha médica sobre quem salvar
21/04/2020 08:01 - Atualizado em 05/05/2020 17:52
O secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI), Sebastião Campista Filho, detalhou nesta terça-feira (21), em entrevista na primeira edição do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, o trabalho de atendimentos domiciliares feitos no município para monitorar possíveis casos do novo coronavírus. De acordo com ele, o trabalho visa evitar que os infectados que necessitem de atendimento em unidade hospitalar chegue nesta com estágio avançado. Com quatro respiradores disponíveis em SFI, Sebastião teme um número superior de pacientes dependendo dos equipamentos de forma simultânea.
— A gente está lutando para conseguir tratar entre 70% e 80% dos casos notificados em suas residências, através da captação precoce, da testagem rápida e do manejo do profissional médico. O que a gente sabe no município é que, se a gente tiver cinco pacientes ao mesmo tempo com síndrome respiratória grave, infelizmente, o médico vai ter que escolher um que vai morrer. Desculpe o jeito de falar, mas é a pura realidade — enfatizou.
Em caso de sintomas do novo coronavírus, moradores de São Francisco de Itabapoana podem entrar em contato com o poder público pelos telefones (22) 2789-1885, (22) 99827-3324 e (22) 99998-7612. Há uma recomendação para que cada pessoa com sintomas faça anotações especificando o que está sendo sentido e os dias em que estes sintomas se apresentaram.
— A gente tem que ter ciência das nossas limitações. Tem que entender que São Francisco não está preparado como Campos, por exemplo. Há a necessidade de a gente estar antecipando o agravamento dessas situações. É meio que automático. Como a gente não está preparado para lidar, não tem uma estrutura como Campos, por exemplo, precisa captar esse doente o quanto antes, para que a gente possa tentar tratá-lo em um estágio menos avançado — pontuou.
De acordo com boletim divulgado na tarde desta terça, São Francisco tem atualmente sete casos confirmados do novo coronavírus, com um óbito confirmado e um em investigação. Há ainda quatro casos suspeitos da doença, além de sete descartados.
Acompanhe a entrevista completa:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS