Buracos oferecem riscos em Campos
Mário Sérgio Junior 19/04/2020 14:09 - Atualizado em 04/05/2020 22:58
Rua Antônio de Castro, no Parque Presidente Vargas'
Rua Antônio de Castro, no Parque Presidente Vargas' / Genilson Pessanha
 
Os motoristas que trafegam pelas ruas de Campos são obrigados a redobrar a atenção devido aos inúmeros buracos que são encontrados pelas vias do município. Na área central da cidade, alguns chegaram a ser cobertos por equipes da Prefeitura recentemente, mas na área de Guarus o problema é motivo de várias reclamações da população. Para amenizar a situação, a Prefeitura chegou a abrir uma licitação para iniciar uma operação Tapa-Buracos, porém o processo está suspenso pela Justiça após uma ação popular vícios no certame.
Na avenida Zuza Mota, no Parque Alvorada, mais de três crateras podem ser vistas praticamente uma ao lado da outra. O pastor Jefferson Carlos, de 41 anos, que mora em frente a um dos buracos, disse que o problema persiste há quase um ano. “Os próprios moradores tentam cobrir os buracos como podem, mas não tem jeito. E aqui já ocorreu vários acidentes de moto, carro, bicicleta. Quando chove, fica ainda pior”, comentou.
Em outro trecho da mesma avenida mais buracos são encontrados. A moradora Elizete Cabral, de 45 anos, contou que vários acidente foram provocados pelos buracos. “Isso aqui é muito triste. Esses dias um rapaz caiu de bicicleta, outro dia foi uma moça que estava de moto. Alguns moradores estão querendo até se reunir para comprar cimento e tapar os buracos por conta própria”, disse.
Na rua Antônio de Castro, no Parque Presidente Vargas, uma cratera também está aberta na via. Segundo moradores, o problema acontece há três semanas. “Um caminhão contribuiu para abrir o buraco e só foi piorando. Apesar de estar cercada a área, corre o risco de alguém cair ali”, contou a moradora Ziléia Maria da Cruz, de 60 anos.
Outros buracos também foram motivo de queixas na rua Amaria Morales, também no Parque Presidente Vargas; na avenida Professora Carmen Carneiro; e no cruzamento das ruas Tenente Antônio Joaquim e Lindolfo Fraga, no Parque Vera Cruz.
Em nota, a Prefeitura informou que “a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana está realizando reparos em algumas vias, seguindo critérios técnicos. O trabalho vem sendo realizado com equipe reduzida e atendendo às orientações das autoridades de saúde. Uma equipe irá nos próximos dias nos locais indicados”.
Avenida Zuza Mota, no Parque Presidente Vargas
Avenida Zuza Mota, no Parque Presidente Vargas / Genilson Pessanha
Licitação foi suspensa pela Justiça em março
Em março deste ano, a 1ª Vara Cível de Campos suspendeu, através de liminar, o andamento da licitação de “tapa buracos”, que consiste na contratação de empresa especializada para execução de serviços contínuos de recuperação, reparos e manutenção de pavimentação, assim como limpeza de canais, em Campos.
A decisão foi favorável a uma ação popular proposta pelo dentista Alexandre Buchaul de Azevedo em face do município e do secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campos, Cledson Sampaio Bitencourt.
A ação, movida no dia 6 de março, verificou vícios no processo de licitação avaliado em mais de R$ 22 milhões, que, segundo o autor, não especifica, por exemplo, quais serviços deverão ser feitos e os pontos onde deverão ocorrer as intervenções.
Conforme a decisão expedida pelo juiz Eron Simas foi verificado que os termos do objeto licitado afrontam o princípio da moralidade administrativa – no qual gestores e agentes públicos devem primar por uma atuação honesta e íntegra, especificamente no que tange ao dinheiro público – por dois motivos: alto valor previsto para contratação, sobretudo em ano de eleição, e por ter objeto amplo e inespecífico. A decisão considerou ainda que o município vem enfrentando um período de gravosas dificuldades econômicas e financeiras, o que atinge a população de um modo geral.
Sobre a ação, a Prefeitura informou que o município está aguardando reabertura dos prazos da Justiça, que estão suspensos durante a quarentena, para dar entrada no recurso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS