Em tempo de pandemia, união faz a diferença para aumentar captação de sangue
17/04/2020 18:35 - Atualizado em 04/05/2020 22:45
Solidariedade e amor. É com esse espírito que os moradores do Condomínio Gaudí, no bairro Novo Jóquei, estão participando, nesta quinta-feira (16), da primeira ação do Hemocentro Regional de captação de sangue em condomínios. A ação tem como objetivo aumentar o estoque da unidade que está muito abaixo do ideal.
O Hemocentro, segundo a assistente social da unidade, Cristiane de Barros, já sofre com a baixa procura de doadores durante o ano, mas nesse período de isolamento social, em função da pandemia do coronavírus, o número de doadores reduziu ainda mais. E ações como essas são de extrema importância.
- Estamos enfrentando uma pandemia, mas as pessoas ainda sofrem de outras doenças e precisam de sangue para cirurgias e seus tratamentos. Nós estamos cumprindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde e da OMS durante a doação de sangue. As pessoas podem ficar tranquilas porque estão seguras quando doam sangue. Essa iniciativa de ir aonde as pessoas estão também tem nos ajudado muito - declarou Cristiane.
De acordo com a síndica do condomínio, Tatiana Gomes Ramos, a ideia partiu dos próprios moradores. "Eles viram, na televisão, condomínios de outros lugares do país realizando essa ação e pediu para tentarmos com o hemocentro daqui. Fomos prontamente atendidos. Aqui são 420 apartamentos ocupados e esperamos uma grande doação. Precisamos tirar desse momento uma lição de amor e solidariedade. Além da doação de sangue estamos arrecadando roupas, calçados e brinquedos para doarmos a instituições que precisam", destacou Tatiana.
Leonardo Arquimedes já é doador e viu na iniciativa do condomínio uma ótima oportunidade para continuar doando. "Com a iniciativa do condomínio ficou mais tranquilo e mais fácil doar. É muito importante mantermos o estoque do Hemocentro abastecido. Todos devem fazer sua parte", falou emocionado.
O Hemocentro Regional funciona todos os dias da semana e feriados das 7h às 18h, em anexo ao Hospital Ferreira Machado. Para agendar a unidade móvel basta entrar em contato pelo telefone 22 98175- 2599 ou por e-mail: [email protected]. Mais captações serão realizadas nos próximos dias em condomínios: Guarani, dia 23, também no Jóquei, e o Terra Nova, no Parque Rio Branco, dia 30.
Para doar - A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes, por ano, para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS