Exército começa a pedir informação para possíveis sepultamentos em massa
Ícaro Abreu Barbosa 17/04/2020 17:15 - Atualizado em 04/05/2020 22:44
Isaías Fernandes
A Prefeitura de Campos já recebeu e prepara informações para atender a exigência do Exército Brasileiro que enviou um questionário para alguns municípios do Rio e do Espírito Santo, em caráter de urgência, indagando sobre a capacidade de realização de sepultamentos em massa por conta da pandemia da Covid-19. Os documentos foram endereçados aos postos de recrutamento sob ingerência da 1ª Região do Comando Militar do Leste. Na região, entretanto, das demais secretarias de comunicação procuradas pela Folha da Manhã, São Francisco de Itabapoana informou que não foi acionada até o momento.
De acordo com a Prefeitura de Campos, o município conta 24 cemitérios. Segundo a Portaria nº 172/2020, publicada em Diário Oficial, foi ajustada a organização dos cemitérios e velórios. Nas capelas funerárias existentes nos Cemitérios Públicos Municipais não poderão reunir mais de 10 pessoas durante a cerimônia.
No Estado do Rio, a Prefeitura de Três Rios, município localizado no Centro-Sul Fluminense, foi a primeira a divulgar parte dos documentos através de um pronunciamento do prefeito Josimar Salles (PDT), nessa quinta-feira (16), nas redes sociais.
– Temos plena consciência das dificuldades que estaremos enfrentando nos próximos meses e, talvez, nos próximos anos. Diante de um documento como este, vindo de uma instituição das mais respeitadas do Brasil, o Exército Brasileiro, pedindo informações sobre a nossa capacidade de sepultar pessoas, não posso, de forma alguma, afrouxar as nossas medidas. Porque, se o Exército está perguntando isso, é porque estão fazendo levantamento estatístico diante da possibilidade de um caos na saúde pública não apenas do Brasil, mas também do mundo – disse Josimar durante o vídeo em que divulga parte do documento.
A reportagem não conseguiu contato com o Comando Militar do Leste, mas, em nota ao jornal O Globo, os militares informaram: “O Comando Conjunto Leste, ativado pelo Ministério da Defesa no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19, planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade. O documento em pauta tem como objetivo tão somente coletar dados para um dos cenários levantados. O Comando Conjunto Leste reitera seu empenho no combate à pandemia, em colaboração com outras agências, e possui órgãos de coordenação onde eventuais dúvidas podem ser sanadas, evitando-se levar informações distorcidas à população. Por fim, o Comando Conjunto Leste está atento à evolução da pandemia do Coronavírus (Covid-19), sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da Família Militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia."
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS