Secretaria de Cultura do Rio disponibiliza curtas-metragens gratuitamente no YouTube
07/04/2020 15:51 - Atualizado em 04/05/2020 22:33
"Tambor - O chamado dos orixás" é um dos filmes disponíveis / Reprodução/YouTube
Os amantes do cinema que buscam opções de entretenimento e informação na internet ganharam mais uma oportunidade para assistir filmes de forma gratuita durante o período de quarentena para prevenir o contágio do novo coronavírus. Desde a semana passada, a secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Rio de Janeiro disponibiliza em seu canal no YouTube os curtas-metragens selecionados nas edições de 2017 e 2018 do Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário (Elipse).
Em sua quinta edição, o programa Elipse é o único edital de estímulo aos curtas universitários do país, com patrocínio da Fundação Cesgranrio e apoio da Secec.
— É um programa muito interessante, que incentiva a formação de novos profissionais da área do audiovisual em nosso estado. As exibições vão fomentar a cultura nesse período de quarentena. O governo não tem medido esforços para ajudar o cidadão e (mostrar) que a cultura do estado não para – disse a secretária da pasta, Danielle Barros.
Já podem ser assistidos os documentários “Tambor - O chamado dos orixás”, “Ritmo e poesia - A roda e suas relações”, “A poeira não quer sair do esqueleto”, “Estranhas”, “Um jardim singular”, “Terra de lobo”, “Convite vermelho”, “Tipo sangue”, “A casa de Ana” e “A imperfeição revestida”.
Em sua trajetória, o Elipse tem como objetivo contemplar projetos de curta-metragem produzidos por estudantes de universidades em todo o estado do Rio, que estejam cursando audiovisual, cinema, vídeo, rádio e TV, estudos de mídia, produção cultural e comunicação social. O legado do programa é de contribuir para a formação audiovisual e o desenvolvimento de atividades culturais, experimentais e artísticas dos estudantes.
Documentário
Documentário "Um jardim singular" tem imagens do Rio de Janeiro / Reprodução/YouTube
Doações — Uma parceria da Sesec com o Sesc Rio, através do programa Mesa Brasil, viabilizou alimentos perecíveis e hortifrutigranjeiros para cerca de 400 pessoas de famílias circenses. Os alimentos foram doados por redes de supermercados, indústrias e produtores rurais de todo o estado e vão atender 19 circos instalados nos municípios de Rio de Janeiro, Teresópolis, Nova Friburgo, Cantagalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Niterói, Casimiro de Abreu, Campos, Paraty e Resende e Saquarema. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS