Estado do Rio antecipa férias e suspende aulas a partir de segunda-feira
Virna Alencar 13/03/2020 12:06 - Atualizado em 24/03/2020 10:19
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), assinou, nesta sexta-feira (13), um decreto que define medidas para enfrentamento ao novo coronavírus, entre elas, a paralisação das aulas nas escolas da rede estadual a partir de segunda-feira (16), antecipando as férias do meio do ano. O decreto também suspende a realização de eventos e atividades, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como eventos esportivos, shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, em local aberto ou fechado. Segundo o pronunciamento do governador, o documento estabelece tais determinações por 15 dias e após esse período será avaliada a necessidade de prorrogação por mais 15 dias.
Após se reunir com o secretariado e demais poderes, Witzel também determinou a criação de um gabinete de crise para um monitoramento 24 horas e assim dar assistência à população. “Estamos hoje passando por uma grave crise, que envolve a transmissão de um vírus denominado coronavírus. Estamos adotando as medidas necessárias para evitar que essa crise fique muito aguda. Reuni o secretariado, nós já orientamos a todos os nossos servidores a forma pela qual deve se proceder, e em todas as repartições públicas do estado haverá uma redução de atendimento ao público para evitar uma aglomeração”, disse.
O decreto orienta que qualquer servidor público, empregado público ou contratado por empresa que presta serviço para o Estado do Rio de Janeiro que apresentar febre ou sintomas respiratórios — tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento de asas nasais — passa ser um caso suspeito e deverá adotar protocolo de atendimento específico a ser informado por ato infralegal de cada instituição a ser expedido por uma secretaria ou pela secretaria de Estado de Saúde em até 48 horas.
O decreto também estabelece a proibição de atividades coletivas de cinemas, teatros e afins; visitação a unidades prisionais, inclusive aquelas de natureza íntima; visita de advogados a presídios do estado do Rio de Janeiro deverá ser ajustada pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária para possibilitar o atendimento das medidas do decreto; a visita a pacientes diagnosticados com vírus internados na rede pública ou privada de saúde.
O governador garantiu que as aulas ocorrerão sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo ministério da Educação nas unidades da rede pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior, sendo certo que o secretário de Estado de Educação vai expedir em 48 horas ato infralegal para regulamentar as medidas.
Campos e região — Por força do decreto assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, a rede municipal de ensino público de Campos e de São João da Barra vão suspender as aulas por 15 dias, a partir desta segunda-feira (16), em uma antecipação das férias escolares de julho.
A Fundação Municipal do Esporte de Campos também suspendeu temporariamente os programas Via Esporte e Caminha Campos, que ocorreriam neste domingo (15).
A Prefeitura de Campos criou, nesta sexta-feira, um gabinete de crise e estabeleceu diversas normas de prevenção ao coronavírus, como a suspensão das aulas e outras ações.
Também acatando o decreto do Governo do Estado que prevê medidas de prevenção ao coronavírus, o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) suspenderam as aulas por um período de 15 dias e a Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiu adiar por uma semana o início do período letivo, que ocorreria na próxima segunda-feira (16).
Na Uenf, em princípio, as atividades administrativas serão mantidas, assim como o funcionamento do Restaurante Universitário, que funcionará com o sistema de quentinhas. O Hospital Veterinário não funcionará durante esse período. As cirurgias e exames marcados serão reagendados. A universidade recomendou aos alunos que moram em outras cidades que não retornem às suas residências a fim de evitar a propagação do vírus.
Na manhã desta sexta-feira (13), o Conselho Universitário da Uenf adotou uma série de medidas com a criação de um gabinete de crise, composto pela equipe da reitoria, membros da comunidade acadêmica e professores da área de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS