Cineclube Goitacá voltará só após pandemia do coronavírus
Matheus Berriel 20/03/2020 21:41 - Atualizado em 24/03/2020 18:24
 Sessão do Cineclube Goitacá
Sessão do Cineclube Goitacá / Folha da Manhã
Com as atividades paralisadas desde o fim da programação de 2019, no dia 11 de dezembro, ainda não há previsão para o retorno das sessões do Cineclube Goitacá, em Campos. O retorno foi adiado devido a uma obra em sala vizinha ao Espaço Oráculo do Saber, onde acontecem os encontros dos cineclubistas às quartas-feiras. Isto foi somado à pandemia do novo coronavírus, que ocasionou o fechamento por tempo indeterminado de diversos espaços culturais.
— Nós estamos todos empenhados em diminuir os locais de maior congestão de pessoas. Estamos lá também numa obra que não é bem no Oráculo, é na sala vizinha, minha sala clínica. Mas, estamos usando o Oráculo para colocar algumas coisas da obra. Então, não temos ainda previsão de volta. Provavelmente, voltaremos assim que as autoridades sanitárias liberarem os espaços comunitários e culturais, sem risco nenhum para os nossos frequentadores do Cineclube — disse o psicanalista e cinéfilo Luiz Fernando Sardinha, administrador do Espaço Oráculo do Saber.
Um dos integrantes e apresentadores de filmes no Cineclube Goitacá, o advogado e cinéfilo Gustavo Alejandro Oviedo falou sobre a importância do isolamento social neste período de pandemia do coronavírus.
— A experiência cinematográfica é diferente quando se aprecia um filme sozinho do que quando estamos com outros, -ainda que não conheçamos aquele que está conosco na sala. Infelizmente, o coronavírus impede, hoje, a exibição coletiva, e por isso o Cineclube Goitacá continua em recesso. No entanto, me parece que, se pudéssemos combinar que várias pessoas assistam em suas casas um mesmo filme numa determinada hora, poderíamos obter uma sensação similar. Saber que em algum lugar ha alguém vendo o mesmo que nós certamente intensifica o momento — sugeriu Oviedo.
Durante a quarentena, uma opção de entretenimento é assistir a filmes e séries em plataformas de streaming. Na televisão por assinatura, há diversos canais com sinal aberto.
— São várias plataformas, com todo tipo de filme e séries para todo tipo de público. É uma boa oportunidade para pôr em dia aquela série que você gosta, de reunir as pessoas da casa para assistir a um filme juntos — comentou o publicitário e cinéfilo Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS