Marisqueiras de Farol se reúnem novamente em protesto por seguro-defeso
Ana Laura Ribeiro 14/05/2018 12:35 - Atualizado em 15/05/2018 13:57
Divulgação
Mais uma vez, as marisqueiras do litoral campista protestaram pelo atraso do pagamento do seguro-defeso e interditaram a RJ 216 (Campos–Farol), próximo ao heliporto, na manhã desta segunda-feira (14). Por volta das 9h30, o grupo fechou a rodovia, ateando fogos em pneus. A Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) esteve no local. O trânsito foi normalizado no final da manhã. 
Na semana passada, o primeiro protesto foi realizado em frente à sede da Prefeitura de Campos. Sem resultados, elas voltaram a realizar uma nova manifestação, no dia seguinte, na RJ 216, interditando totalmente o trânsito. O seguro-defeso é um benefício pago para as trabalhadoras durante o período em que não pode haver pesca. 
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que, na última semana, "realizou pagamento dos trabalhadores da pesca, que já tinha sido programado" e que "vem tomando todas as medidas para manter os pagamentos municipais em dia, mesmo diante das limitações financeiras".
Sobre o cadastro das trabalhadoras da pesca, a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social esclareceu que o processo segue os critérios legais "em que se verifica o efetivo exercício do trabalho no segmento e a condição socioeconômica de cada pessoa" e relembrou que "a concessão de benefícios dos anos anteriores foi alvo de denúncias ao Ministério Público Estadual. Foi feito o cadastramento durante os dois meses de alta da pesca de camarão (novembro e dezembro) e foram identificados os trabalhadores em exercício". 
A secretária Sana Gimenes, que recebeu uma comissão das marisqueiras na última semana, ressaltou que "independentemente do fato de ser trabalhador da pesca ou não, a secretaria atende as pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, referenciadas pelos Centro de Referência em Assistência Social (Cras), através do Programa Renda Mínima, com benefício correspondente ao valor de um salário mínimo nacional. A secretaria de Desenvolvimento Humano e Social se mantém aberta ao diálogo a todos os segmentos".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS