Após reunião, empresários de Campos anunciam reabertura do comércio
Folha1 22/01/2021 14:13 - Atualizado em 22/01/2021 18:09
Movimento no Centro de Campos
Movimento no Centro de Campos / Genilson Pessanha
 
 
 
 
Após reunião entre empresários de Campos e o prefeito Wladimir Garotinho (PSD), o vice-prefeito Frederico Paes e outros representantes da Prefeitura, realizada na manhã desta sexta-feira (22), os comeciantes anunciaram a rebertura do comércio na próxima segunda-feira (25). Os estabelecimento comerciais do município foram fechados na última terça-feira (19), com a volta da Fase Laranja do Plano de Retomadas das Atividades Econômicas e Sociais, para coibir o avanço da Covid-19 no município e evitar um colapso na Saúde.
Na porta da Prefeitura, o empresário e diretor de Serviços e Produtos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Norival Manhães, fez o comunicado ao grupo de empresários que aguardava o resultado da reunião. "Acabamos de nos reunir pela segunda vez com o governo, tentando sensibilizá-los a reabrir o comércio. O que ficou entendido nessa reunião, com a participação do prefeito, é que o comércio poderá reabrir na segunda. A responsabildade de todos nós é fazer com que o comércio cumpra com os protocolos de segurança. Nós temos que fazer a nossa parte. Esse foi o pacto com o governo, cada um fazendo a parte. O governo cedeu um dia para a gente, em contrapartida que a gente respeite os protocolos de segurança. Lutamos e conseguimos. A união faz a força", declarou.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “mantendo o compromisso de amplo diálogo com os mais diversos segmentos da economia e desenvolvimento do município, o prefeito Wladimir Garotinho se reuniu nesta sexta-feira (22) com um grupo de comerciantes para tratar das ações restritivas que vêm sendo realizadas na cidade e a possibilidade de flexibilização para a reabertura do comércio na próxima semana. O entendimento pela reabertura do comércio, inclusive com antecipação para a segunda-feira (25), só será possível porque Wladimir conseguiu abrir cinco dos 10 leitos UTI Covd-19 ampliados no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), originários de um convênio com a Prefeitura de Duque de Caxias. O formato da retomada das atividades será publicado em Diário Oficial do município, após aprovação do Gabinete de Crise Covid-19”.
Os comerciantes campistas chegaram a realizar duas manifestações contra o fechamento de estabelecimentos, ao longo da semana. A primeira aconteceu nessa terça-feira (19), primeiro dia em que passou a vigorar o novo decreto com o retorno da Fase Laranja. Na ocasião, os manifestantes bloquearam a BR 101, próximo à rodoviária Shopping Estrada, e em seguida foram até a frente da sede do Executivo reivindicar a reabertura do comércio. O segundo protesto aconteceu na quarta (20), quando novamente a BR 101 foi bloqueada.
Nessa quinta-feira (21), o vereador Raphael Thuin (PTB) publicou nas redes sociais um vídeo em que pede ao prefeito Wladimir Garotinho a reabertura do comércio em Campos. Thuin, que também é empresário e faz parte da base do governo na Câmara, elogiou as ações da Prefeitura no combate à pandemia de Covid-19 e pediu mais conscientização da população para evitar aglomerações. No entanto, para o parlamentar, as atividades comerciais estavam seguindo os protocolos de segurança sanitária e o impacto econômico seria danoso ao município.
"Regras da Vida" - Foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira, os 40 protocolos denominados “Regras da Vida”. Trata-se de um conjunto de normas de segurança sanitárias que deverão ser cumpridas por todos os estabelecimentos comerciais, estando fechado ou em funcionamento, além da população de modo geral para conter o avanço da pandemia do coronavírus na cidade.

Os protocolos foram divididos por segmentos comerciais e todas as medidas já foram amplamente debatidas e são de conhecimento geral, segundo a chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS