População exige o fim das motos barulhentas em Campos
- Atualizado em 29/12/2020 12:28
Desde o início da pandemia e das medidas de isolamento social adotadas uma reclamação tem sido constante por todos os lugares de Campos dos Goytacazes, o barulho das motos que circulam pela cidade. O problema não é novo, ele já existia antes da pandemia, porém, com o aumento da circulação de motocicletas nas ruas utilizadas principalmente por entregadores, ele alcançou novos patamares. E o encontro de diversos motociclistas com motos adulteradas para circular pela cidade durante a véspera de Natal parece ter provocado uma revolta na população que não aguenta mais tamanho descaso das autoridades.
A prática de adulterar os escapamentos de motocicletas para fazer com que façam mais barulho do que o permitido não é novidade. Seja em cidades grandes ou em cidades menores, reclamações referentes ao barulho produzido por motocicletas tem sido algo cada vez mais comum. Algumas cidades como Curitiba tem realizado operações com o objetivo de punir os condutores e tirar de circulação veículos que não estejam dentro dos parâmetros. Por ser considerada uma infração grave com previsão de multa no valor de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira, as autoridades usam também a apreensão das motos como forma de combater esse tipo de infração.
Infelizmente em Campos dos Goytacazes esses tipos de ações são raras. Na verdade, pelo que vemos nas ruas da cidade não parece existir nenhuma fiscalização sobre esse tipo de veículos. Observar motociclistas circulando sem capacetes, na contramão de ruas e fazendo todo tipo de loucura no trânsito é algo comum, e se nem essas condutas são combatidas, como fiscalizar os ruídos dos escapamentos?
Com o aumento no número de motos em circulação principalmente em razão do crescimento da demanda por esse tipo de serviço, as reclamações pelo barulho das motos têm crescido tanto, a ponto de serem lançadas campanhas virtuais de boicote a empreendimentos que tenham entre seus entregadores pessoas que utilizam veículos barulhentos.
Porém, o que aconteceu na véspera de Natal elevou o problema a outro nível. Dezenas de motociclistas se reuniram em diversos pontos da cidade e com suas motos barulhentas infernizaram a vida de todos por onde passaram. Ficou evidente que o intuito deles era incomodar aqueles que estavam em suas residências com suas famílias aproveitando uma confraternização em tempos tão difíceis. A afronta foi evidente e a cobranças chegou. No dia seguinte as cobranças às Autoridades aumentaram e em uma tímida resposta o 8º batalhão da Polícia Militar determinou a realização de fiscalização em Guarus.
O combate a esse tipo de conduta não deve ficar restrito à Polícia Militar. Na verdade, com seu efetivo reduzido e a grande área sob sua cobertura é essencial que a guarda municipal tem um papel de destaque nessa fiscalização e a polícia civil também participe desse esforço em conjunto, mas isso só irá acontecer quando houver vontade política de fazer algo. Fiscalizar traz desgaste e a apreensão de centenas de motos vai desagradar a muitos.
Vamos observar as ações do governo que se inicia no dia 01 de janeiro. Será que vão assumir o desgaste de fiscalizar a bagunça que está essa cidade ou continuaremos reféns dos arruaceiros? Teremos um policial militar na secretaria de segurança pública municipal que sabe o que precisa ser feito, agora nos resta aguardar e torcer para que o receio do desgaste não seja maior do que a vontade de fazer o certo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]