Estação Cidadania é inaugurada no bairro Novo Eldorado
- Atualizado em 28/12/2020 21:29
O prefeito Rafael Diniz inaugurou no Novo Eldorado, na manhã desta segunda-feira (28), a Estação Cidadania, antes conhecida como Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O programa consiste em um conjunto de ações intersetoriais disponibilizadas num mesmo local, de forma integrada, como atividades culturais, práticas esportivas e de lazer e serviços socioassistenciais, visando a promoção da cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.
- A Estação Cidadania dispõe de biblioteca, duas salas multiuso, cineteatro para 100 pessoas, copa, cozinha, banheiros, vestiários, almoxarifado e outros espaços internos. Na parte externa, ampla área gramada com brinquedos diversos, pista de skate, quadra de areia para esportes e quadra poliesportiva com arquibancadas e cobertura metálica. A população terá acesso aos programas nos três turnos- destacou o prefeito Rafael Diniz.
A secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Pryscila Marins; o vereador Marcão Gomes, que já foi o titular da pasta; e a diretora de Programas e Projetos da SMDHS, Catharina Barbosa, também participaram da inauguração.
Segundo a secretária Pryscila, no Estado do Rio de Janeiro, existem outras unidades menores, porém, somente Campos e Nova Iguaçu dispõem de um equipamento como esse, com 7 mil metros quadrados.
- A Estação conta com sistema de detecção de fumaça e um novo polo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), garantindo a ampliação do acesso à rede de proteção social e aos direitos constitucionais. O sistema de iluminação do cineteatro conta com holofotes digitais e canhões de led, tela branca de cinema e sistema de som de última geração- afirmou Pryscila Marins.
A diretora de Programas e Projetos lembrou que a gestão é tripartite e a própria comunidade está ajudando a decidir as atividades a serem implementadas no local. "O projeto é do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Campos e dos moradores. Para isso, criamos o Grupo Gestor, formalizado por Decreto 135/2019 e publicado no Diário Oficial do município em 15 de maio de 2019. A comunidade terá acesso a oficinas, cursos de diversas áreas, aulas de teatro, dança, artesanato, etc”, completou Catharina.
Moradora do Novo Eldorado, Marinalva Rodrigues de Oliveira parabenizou o prefeito Rafael Diniz por ter proporcionado a praça para a comunidade. "Nós não temos nenhuma diversão para as crianças a não ser aqui. Muitas mães estão muito felizes e ansiosas que abra logo para elas irem trabalhar e saberem que as crianças dela vão estar bem cuidadas, bem guardadas e aprendendo algumas atividades que aqui não tinha", relatou.
Também moradora do Novo Eldorado, Tamara explicou que também ficou feliz em saber que agora vai ter um lugar pro meu filho brincar no local, que aqui não tinha. "E ele vai ficar feliz. Equanto eu for trabalhar, eu vou saber que onde ele está, ele está bem, bem cuidado", finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS