Moradores denunciam emissão de fumaça preta da Beneficência Portuguesa
Paula Vigneron 09/01/2020 20:52 - Atualizado em 14/01/2020 16:15
Beneficência Portuguesa
Beneficência Portuguesa
Na manhã desta quinta-feira (9), moradores das proximidades do Hospital Beneficência Portuguesa denunciaram a emissão de fumaça preta, que tem ocorrido diariamente na unidade. De acordo com os denunciantes, o cheiro nos arredores do hospital fica muito forte, deixando o ar denso e quase irrespirável. 
Nas proximidades da Beneficência, segundo uma moradora que preferiu não se identificar, o problema começou quando a fumaça, inicialmente branca e inodora, se tornou preta, densa e com cheiro forte. Ela mora em um apartamento na avenida Tenente Coronel Cardoso.
— Eu tenho que fechar o apartamento todo para minimizar. Eu não consigo respirar, começo a tossir. Outras pessoas falaram que não adianta falar nada com ninguém. Eu desejo que os órgãos competentes tomem as medidas necessárias — declarou.
Presidente da Beneficência Portuguesa, Renato Dantas explicou que o processo de emissão da fumaça é aprovado pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema). “Nossa caldeira é a lenha e existe um lavador de gases, com projeto aprovado na Feema, que funciona tirando da fumaça da caldeira todos os resíduos e só vai para a atmosfera o vapor. Ali, é queimada madeira. Para produzir vapor, você precisa de energia. Pode fazer com energia elétrica, com gás. Tem que ter fonte de calor. Isso ferve a água e gera vapor para você usar na esterilização do hospital, na cozinha — disse.
Segundo Renato, o sistema passou por obras, há mais de sete anos, quando a caldeira era movida a óleo pesado. Na época, muitos moradores reclamavam da emissão e foi necessária a mudança. “Nós fizemos um estudo econômico para substituir. A opção mais em conta para o hospital foi essa: fazer a lenha. Sendo que, em vez de soltar a fumaça da lenha direto na atmosfera, ela passa por um sistema que lava os gases — explicou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS