Campos tem média de um homicídio registrado por dia em 2020
Channa Vieira e Daniela Abreu 08/01/2020 21:22 - Atualizado em 14/01/2020 16:13
O ano começou violento no município de Campos, que já registra uma média de um homicídio por dia. Na noite desta quarta-feira (8), por volta das 20h, um jovem, identificado como Daniel Maciel Fonte Bôa, de 18 anos, foi morto a tiros na calçada da Escola Municipal Sebastiana Machado, localizada no cruzamento das avenidas Doutor Beda e Arthur Bernardes, no bairro IPS. De acordo com dados da Folha da Manhã, já são oito assassinatos ocorridos no município somente nos primeiros oito dias de 2020. Na manhã desta quarta-feira, foi realizado, na na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o primeiro café comunitário do ano para debater a segurança pública do município. 
De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa que passava pelo local no momento do crime contou que a vítima foi atingida por disparos vindos de um veículo Gol, de cor prata. Ainda segundo a PM, um parente de Daniel disse que ele havia recebido uma ligação e, em seguida, saído de casa. 
O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia, onde será investigado. 
Outros - Na noite de terça-feira, um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros na localidade de Ponta da Lama. O crime aconteceu por volta das 22h30, na Rua João Batista de Carvalho. Segundo a Polícia Militar, Elton Rosário dos Santos, conhecido como “Gato a Jato”, morreu com um disparo no rosto e um nas costas.
De acordo com a polícia, no crime ocorrido na noite dessa terça-feira, a vítima chegou a ser socorrida por populares e, posteriormente, pelo resgate da Arteris Fluminense, mas, já chegou sem vida ao Hospital Ferreira Machado (HFM). O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro), onde está sendo investigado. 
Já no início da tarde desta terça-feira (07), por volta de 12h, no Eldorado, bairro do subdistrito de Guarus, próximo à Creche Escola Gilberto do Espírito Santo Amaral, um homem foi assassinado com disparos na cabeça, peito e costas. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito de cometer o crime seria morador do bairro Codin. Ele teria chegado ao local em uma motocicleta. Policiais Civis e Militares realizaram buscas na área, mas ninguém foi preso até o momento.
Também na terça (7), o corpo de um homem, aparentando entre 55 e 60 anos, foi encontrado num areal próximo a hidrelétrica de Furnas, à margem da BR 356, com várias perfurações de arma de fogo. Na tarde de segunda-feira (6), um homem foi baleado na comunidade do Madureira, no Jardim Carioca. Ele morreu logo depois de ter dado entrada na Emergência do Hospital Ferreira Machado. Na madrugada de domingo (5), um homem de 27 anos foi executado com tiros na cabeça, na rua Edgard Monteiro, no bairro Eldorado. Uma mulher de 41 anos foi morta na tarde do último sábado (4), na estrada do Fio, na altura do Km 14, em Travessão. Ela teria saído de casa, por volta das 14h30, para encontrar um possível namorado.
Já no primeiro dia do ano, um jovem de 26 anos foi morto na comunidade em que morava, na rua Maria Isabel da Conceição, no Santuário, próximo ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), também no distrito de Travessão.
Sobre os homicídios ocorridos neste ano, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ressaltou que a polícia irá trabalhar para que a redução de homicídios se mantenha na área de cobertura do 8º BPM, como ocorreu em 2019. "Nós já estamos trabalhando para tentar a elucidação destes casos que de maneira geral são crimes vinculados ao tráfico de drogas. Vamos ajustar o nosso policiamento para mantermos a redução de homicídios", finalizou.
Segurança Pública - Durante o café comunitário, que contou com a participação do chefe do setor de planejamento e operações, capitão Márcio Rosa, representantes do Conselho Comunitário de Segurança, da área do comércio, da Polícia Civil e membros da sociedade civil, questões relacionadas à segurança, partindo de demandas da sociedade, foram debatidas, além de estratégias para o combate à criminalidade em toda a região, incluindo nas praias cobertas pelo 8º BPM, para onde foram encaminhados mais policiais.
No encontro, o subcomandante interino, capitão Márcio Rosa, informou que houve redução de crimes em Campos no quarto trimestre de 2019, comparando-o ao mesmo período de 2018:
— Nós tivemos uma redução de 22% no número de letalidades violentas; 33% no número de roubo de veículos; 53% no número de roubo de rua e de roubo de carga. Estes foram os números apresentados pelo 8º BPM, que engloba Campos, São João da Barra, São Francisco e São Fidélis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS