Porto do Açu inicia soltura de tartarugas em SJB e Campos nesta sexta
08/01/2020 17:46 - Atualizado em 14/01/2020 16:13
Começa soltura de tartarugas no verão 2020
Começa soltura de tartarugas no verão 2020 / Porto do Açu - Divulgação
Como já é tradição durante o verão, o Porto do Açu promoverá solturas de tartarugas marinhas abertas ao público, a partir da próxima sexta-feira, dia 10. Ao todo serão seis ações realizadas nas praias de São João da Barra e Campos, com o objetivo de levar conhecimento e estimular as boas práticas ambientais junto à população local e veranistas. As atividades acontecerão em diferentes pontos da orla, para atingir o maior número de pessoas, durante os meses de janeiro e fevereiro. A primeira soltura será realizada em frente ao balneário de Atafona, mas a programação também inclui as praias do Açu, Grussaí e Farol, além do trecho de praia em frente à Lagoa de Iquipari.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Porto do Açu, Daniel Nascimento, a agenda de solturas abertas ao público possibilita que sua equipe apresente à comunidade o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, criado pela empresa em 2008. “Fazemos questão de promover a interação do nosso time de biólogos e veterinários com a população local. Realizamos este trabalho de aproximação com a comunidade ao longo de todo o ano e notamos a expectativa das pessoas com a programação de solturas. O bacana é perceber como todos estão mais engajados com as causas ambientais e cientes do seu papel na luta pela conservação marinha, seja protegendo os ninhos demarcados pela nossa equipe, combatendo o tráfego de veículos na faixa de areia ou através da gestão adequada dos seus resíduos”, afirmou Daniel.
Desde o início desta última temporada reprodutiva, o programa já identificou 1.180 ninhos e registrou o nascimento de cerca de 21.800 filhotes. Ao longo de toda a temporada passada, este número chegou a 91.900, superando o período anterior em quase 4 mil nascimentos. Em 11 anos de programa, são mais de 13 mil ninhos registrados e cerca de 912 mil filhotes soltos ao mar.
O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A programação de solturas é organizada com o apoio da prefeitura de São João da Barra e da Fundação Pró Tamar, além do Sesc Campos. 
Confira a programação:
Informações e foto: Ascom Porto do Açu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS