Réveillon para matar a saudade da família
28/12/2019 19:37 - Atualizado em 08/01/2020 14:19
Genilson Pessanha
Embora muita gente aproveite as festas de fim de ano para conhecer novos lugares, há sempre aqueles que usam o feriado para matar a saudade da família. É o caso do baiano Leandro Alves, um dos viajantes que embarcou neste sábado (28) à tarde, na rodoviária do Shopping Estrada, com destino a Salvador, sua cidade natal.
— Imagino que vá ser tensa (a viagem). É final de semana, tem uma galera viajando. A estrada deve estar superlotada, com engarrafamento. Estou preparado para uma viagem demorada — disse Leandro, que mora há nove anos em São João da Barra, onde trabalha como barbeiro. Com mais de 24 horas na de viagem pela frente, a expectativa era grande para reencontrar os familiares, que não visita há aproximadamente seis meses. — Muito ansioso. Foi difícil passar o Natal longe. Agora, no Ano Novo, tudo é nosso — brincou.
Fábio Bianco é mais um exemplo de pessoa de outro estado residindo na região. Ele mora há seis meses no distrito sanjoanense de Grussaí e neste sábado viajou de ônibus para São Paulo, sua cidade natal, de onde seguirá de avião para passar a virada do ano em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em relação ao trânsito, demonstrou mais confiança que Leandro. “Acho que hoje está tranquilo”, disse Fábio, com previsão de retorno para o dia 02 de janeiro.
Uma das empresas mais requisitadas em Campos, a 1001 aumentou o número de ônibus à disposição do público. Só neste sábado saíram cerca de 40 coletivos, tendo como destinos mais comuns a cidade do Rio de Janeiro e algumas da Região dos Lagos fluminense. Um dos municípios mais buscados por campistas, Arraial do Cabo ganhou 12 ônibus extras só neste final de semana. Para o Rio foram acrescentados oito neste sábado.
Apesar de os ônibus estarem saindo lotados, os embarques têm sido tranquilos. Ontem à tarde, não havia tumulto nas rodoviárias Roberto Silveira e Shopping Estrada. A expectativa da 1001 é de que o fluxo de passageiros aumente a partir do dia 02 de janeiro, com muitas pessoas programando viagens para o primeiro semana de 2020 e outras retornando a Campos após o Réveillon.
Também muito procuradas, as praias capixabas devem continuar recebendo muitos campistas nos próximos dias. Responsável pela administração da BR-101 RJ/Norte, a Arteris Fluminense divulgou no dia 20 que aguardava mais de 1,5 milhão de veículos até o dia 05 de janeiro nos 322 quilômetros entre Niterói e a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo.
As equipes operacionais da Arteris atuam 24 horas por dia para garantir um pronto atendimento aos usuários em caso de emergência. São serviços de atendimento médico pré-hospitalar com 11 ambulâncias, sendo quatro de suporte avançado (UTI), socorro mecânico com guinchos leves e pesados, carretinhas para resgate de animais na pista, caminhão-pipa e inspeção de tráfego constante. A movimentação é acompanhada por 110 câmeras instaladas ao longo do trecho, operadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Os usuários podem solicitar atendimento e tirar dúvidas pelo telefone gratuito 0800 282 0101.
Centro — Enquanto muitos arrumam as malas e pegam a estrada, teve quem preferiu passar o fim de semana curtindo a tranquilidade de Campos. A decoração natalina montada na praça do Santíssimo Salvador foi conferida neste sábado à tarde por algumas crianças, observadas pelos responsáveis. Quase vazio estava o Boulevard Francisco Carneiro de Paula, com três policiais militares acompanhando a pequena movimentação por volta das 17h15 para garantir a segurança de quem precisasse passar pelo local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS