Merenda escolar com produção local
29/08/2019 21:08 - Atualizado em 16/09/2019 13:34
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), acaba de publicar no Diário Oficial o aviso da chamada pública da Agricultura Familiar para aquisição de gêneros alimentícios (hortifruti e polpa de frutas) para a merenda escolar. Os interessados em participar têm até o dia 30 de setembro para apresentar o projeto de venda no setor de Licitações, na sede da Prefeitura. O secretário de Educação, Brand Arenari, e uma comissão da secretaria de Agricultura, liderada pelo secretário Robson Correa, se reuniram para discutir novas formas de apoiar e ampliar a participação do produtor campista.
— Esta é a maior chamada pública de agricultura familiar que o município já teve. Estamos realizando algo nunca feito, que é setorizar nosso edital, de acordo com a região do município, para facilitar para o nosso produtor e dar a ele todo o apoio técnico. Antes, a merenda vinha do Sul do país. Nós regionalizamos. Na chamada anterior, já trabalhamos com vários produtores campistas. Com essa esperamos ampliar ainda mais a participação local. Este modelo beneficia todo mundo: o estudante que terá uma merenda mais fresca e de qualidade; o agricultor, que consegue vender seu produto e o município, que tem sua economia movimentada — ressalta Brand, afirmando que um café com os agricultores familiares do município será realizado na próxima semana para esclarecimento de dúvidas e debate da chamada.
A nova chamada é a primeira de 2019 e a terceira do governo Rafael Diniz. O edital tem valor total de R$2 milhões e validade de um ano. Para tornar o edital mais acessível ao produtor local, desde 2017 o departamento de Nutrição da Smece e uma equipe da secretaria de Agricultura, reúne, periodicamente, agricultores do município para explicar o modelo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS