População aliada à PM nas redes sociais
Paula Vigneron - Atualizado em 14/11/2020 16:08
A PMERJ conta com informações e denúncias feitas por internautas
A PMERJ conta com informações e denúncias feitas por internautas / Rodrigo Silveira
As redes sociais se tornaram, nos últimos anos, uma das principais formas de interação do mundo. Se compartilhamentos, curtidas e comentários podem gerar mal-entendidos, a comunicação virtual também tem aspectos positivos. Um deles é a divulgação de informações e importantes dados referentes a instituições, órgãos e corporações. Deste grupo, faz a parte a Polícia Militar, que reformulou a comunicação para “romper o distanciamento” com o público. Desde 2013, a PMERJ mantém uma relação mais próxima com a sociedade, que não apenas acompanha, mas também cobra respostas e posicionamentos oficiais por meio das mídias digitais.
Coordenadora de Comunicação Social da PMERJ, a coronel Gabryela Reis Dantas contou que a Polícia Militar aderiu às redes sociais com o objetivo de manter mais um canal aberto de comunicação direta com a população. O primeiro perfil virtual da corporação foi o Twitter, cuja conta foi aberta em maio de 2013. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez de a PM entrar no YouTube. Em março de 2015, foram criados a fanpage no Facebook e o perfil no Instagram. “A atuação nas mídias sociais representa a inserção da corporação na realidade da sociedade para, dessa forma, romper o distanciamento da instituição com o público. A aproximação nas mídias sociais é uma realidade, e o reflexo dessa presença é a busca da população pelos canais oficiais da corporação para o esclarecimento de dúvidas, desde informações institucionais ao comportamental em situações de crimes”, explicou a coronel.
Gabryela relatou que as redes sociais impactam diretamente nos trabalhos realizados pelo comando geral e pelos batalhões de todo o estado. Por mensagens privadas e públicas, os usuários que buscam a corporação recebem respostas rápidas para suas dúvidas e questionamentos. “O monitoramento das mídias sociais é uma das atribuições da equipe que realiza a gestão das plataformas digitais. Essa ação de resposta imediata é uma das medidas de transparência da corporação. Rotineiramente, recebemos denúncias e remetemos via inbox ou e-mail para o batalhão da área responsável por tal região. As mídias sociais contribuem para o internauta se sentir mais confortável em falar de forma privada e direta com a corporação”, avaliou.
Nas redes, a interação com a população também visa à quebra da formalidade, com mensagens de motivação, saudações, homenagens em datas comemorativas e brincadeiras intercalando os fatos policiais. A coronel afirmou que redes estão em constante crescimento. “O objetivo é acompanhar a evolução das mídias, adaptando o mundo digital ao institucional, sem perder a função da corporação em orientar a população”, salientou.
As redes da PMERJ são acompanhadas por milhares de internautas. No Twitter, 204,2 mil pessoas seguem o perfil. Já no YouTube, Facebook e Instagram são, respectivamente, 46,6 mil inscritos; 576.185 curtidas; e 242 mil seguidores.

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