Sindicatos pedem interdição de plataformas na Bacia de Campos
30/04/2020 17:46 - Atualizado em 08/05/2020 18:08
Plataforma de petróleo
Plataforma de petróleo / Divulgação / Petrobras
O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) informaram que vão pedir a interdição de parte das sete plataformas na Bacia de Campos que registraram casos de coronavírus entre os trabalhadores, segundo as próprias entidades. O Folha1 já havia mostrado (aqui) os relatos de casos suspeitos nas seguintes unidades: P-26, P-50, P-18, P-35, P-20, P-33 e P-62.
De acordo com as duas entidades, as suas respectivas diretorias vão enviar petições à Agência Nacional do Petróleo (ANP), Vigilância Sanitária e à Petrobras para pedir as interdições de algumas dessas plataformas que apresentaram os maiores números de casos.
Coordenador-geral da FUP, José Maria Rangel chamou atenção para a P-26, onde havia maior número de casos nos últimos dias, mas que está fora de produção. Ela está faz parte do plano de redução das atividades da Petrobras em meio à pandemia para cortar custos.
— A gente tem envolvido (outros órgãos) para tentar ver se a gente consegue paralisar essas unidades — disse Rangel.
Segundo a FUP, as plataformas em questão são antigas e não representariam parcela importante da produção da Petrobras.
Tanto a Petrobras quanto a ANP não comentam sobre casos específicos. A empresa informou que tem tomado todas as medidas para segurança dos trabalhadores.
“Tomamos todas as medidas preventivas para evitar o contágio nesses casos e orientamos o colaborador e seus familiares por meio das nossas equipes de saúde, seguindo as definições das autoridades sanitárias", disse a Petrobras, em nota.
No último dia 9 de abril, a ANP divulgou que 34 trabalhadores de uma plataforma entre o Sul do Espírito Santo e Norte Fluminense foram infectados com coronavírus e levados para isolamento em hotéis da Região Metropolitana de Vitória. Um deles mora em Quissamã, que registrou o caso, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS