Carnaval de Campos à espera de uma data
12/01/2018 19:03 - Atualizado em 16/01/2018 15:50
A data em que vai ser realizado o Carnaval 2018 em Campos, ainda não confirmada oficialmente por depender do patrocinador — que vai custear o evento —, deve ser divulgada em breve. A informação é do coordenador do Carnaval e diretor de Eventos da superintendência de Igualdade Racial, Ricardo Silva, e foi divulgada por meio da superintendência de Comunicação da Prefeitura. Ricardo também adiantou que no próximo dia 25 será realizada a festa de coroação do rei momo, rainha do Carnaval, musa e princesa, além do cidadão do samba. Ricardo Silva ressaltou que, em virtude da crise pela qual o município atravessa, a Prefeitura não vai desembolsar nenhum recurso público para o evento.
— A Prefeitura entende que o Carnaval é importante para movimentar a economia, gerar renda e emprego, além de ser cultura e entretenimento. É uma festa que emprega pessoas, faz movimentar a economia, atrai turistas, é tradicional e temos muito respeito por tudo isso. A Prefeitura não poderia deixar de dar apoio e buscar patrocinador — relatou, acrescentando que a ordem dos desfiles está mantida, pois é a mesma do sorteio.
Para Évio Velasco Júnior, um dos diretores da escola de samba Madureira do Turfe, as expectativas para o Carnaval são boas. Ele contou que a escola está ensaiando, o samba-enredo está pronto e falta ajustar detalhes em relação aos figurinos e carros alegóricos.
Carnaval em Campos
Carnaval em Campos / Rodrigo Silveira
— Teremos um ótimo Carnaval. A parte das fantasias e carros (da Madureira do Turfe) ainda não está pronta por conta de questões financeiras. A gente está esperando uma avaliação mais concreta por parte da parceria nossa, que já deve estar saindo. O Carnaval está chegando e todo mundo das escolas, blocos e bois pintadinhos está trabalhando no que pode.
Presidente do bloco Os Psicodélicos, Sylvio Roberto também tem boas expectativas, “principalmente porque o bloco está completando 50 anos em fevereiro”. Os ensaios, segundo ele, estão acontecendo, mas com menos frequência do que em anos anteriores de Carnaval.
— Isso porque o custo dos eventos que fazíamos junto com os ensaios é alto e não vinha compensando fazê-los toda semana, pois o público vem economizando — relatou.
Em relação à festa de coroações que acontecerá no próximo dia 25, Júnior comentou:
— É de suma importância que aconteça esse tipo de evento, até mesmo para dar um upgrade. Estamos vindo de um ano em que não houve Carnaval. Então, é muito bom que ocorra qualquer manifestação que tenha a ver com ele na cidade. Como a Prefeitura já deixou claro que vai ter Carnaval e está tudo certo, estamos todos trabalhando para fazer o melhor que podemos.
Sobre o mesmo assunto, Roberto também se mostrou favorável.
— Esta coroação é boa para chamar mais a população para perto do nosso Carnaval, que está um pouco desprestigiado, mas que este ano está organizado e dentro dos parâmetros.
Ainda de acordo com Ricardo Silva, seguindo cronograma, ainda esta semana o regulamento será entregue às agremiações para que os representantes possam ter ciência e assinar. Ele também afirmou que já está sendo viabilizada a decoração, iluminação e sonorização do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), além de ser estudada a possibilidade técnica de estender o desfile até o portão.
Para o coordenador do Carnaval, a expectativa para o evento é das melhores.
— A gente conseguiu organizar o Carnaval, através de um trabalho realizado durante todo o ano, e nos orgulhamos muito dos resultados obtidos até o momento porque, por meio de uma comissão, formada pelo poder público e os carnavalescos, conseguimos organizar, novamente, as escolas, blocos e bois pintadinhos. A gente espera que seja uma festa maravilhosa e faz um convite para que a população possa prestigiar — falou.
Coroação — A festa de coroação da corte do Rei do Carnaval acontece no próximo dia 25. Segundo a coordenação do evento, serão coroados Jefferson Sobrinho (rei momo), Kellen Gaia (rainha do Carnaval), Tayrine (princesa do Carnaval), Franciara (Musa do Carnaval) e Francisquinho Caldas (cidadão do samba). (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS