Entreposto liberado como atracadouro
Jéssica Felipe 06/07/2017 09:43 - Atualizado em 11/07/2017 18:41
Secretaria de Pesca incia trabalho
Secretaria de Pesca incia trabalho / Secom- SJB
Com o avanço do mar na região da Foz do rio Paraíba do Sul, em Atafona, os pescadores ficaram impossibilitados de atracar seus barcos na área de acesso aos frigoríficos, principalmente pelo acúmulo de areia. Os trabalhadores encaminharam uma solicitação de urgência à prefeita Carla Machado, que discutiu o caso no último dia 27, junto ao Poder Público e privado. Nesta quarta-feira (5) a Secretaria de Meio Ambiente do município, através do seu secretário Alex Firme, emitiu uma nota autorizando o uso parcial das obras no entreposto pesqueiro da Cehab, solução provisória para a situação.
— Atendendo a solicitação dos proprietários de embarcações e pescadores que sugeriram usar o cais do entreposto pesqueiro, a prefeita nos pediu para ajudar a resolver a questão. Realizamos reuniões de trabalho entre algumas secretarias com as empresas Ferroport e Prumo para que o local fosse utilizado de forma oficial, até a entrega definitiva da obra. Dessa forma, foi resolvido a questão documental e alguns ajustes para o uso da área externa, com a utilização do cais de atracação para embarcações de pequeno e principalmente médio porte e também a área para manobras dos caminhões — informou Alex Firme.
A Secretaria de Pesca iniciará a coordenação do trabalho a partir desta quinta-feira (6) e a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal será a responsável pela vigilância do local.
— Continuamos trabalhando para amenizar os problemas da população local e pescadores. Seguimos em busca da licença junto aos órgãos ambientais para algumas intervenções na região da foz e em outros pontos no Rio Paraíba do Sul e buscando a captação de recursos junto aos governos federal e estadual para tentarmos realizar a tão sonhada obra do projeto de proteção e restauração da praia de Atafona — enfatizou o secretário.
O entreposto pesqueiro faz parte das iniciativas de apoio à pesca do Porto do Açu e da Ferroport e é desenvolvido voluntariamente pelas empresas. A estrutura está em fase final de implantação e, segundo as empresas, será doada à Prefeitura Municipal de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS