Macaé confirma quinto caso de febre amarela
29/06/2017 17:10 - Atualizado em 29/06/2017 18:41
Vacinação contra a Febre amarela em Macaé
Vacinação contra a Febre amarela em Macaé/Secom - Macaé
A Prefeitura de Macaé recebeu, nesta quinta-feira (29), a confirmação do quinto caso de febre amarela no município. Um jovem de 28 anos, morador do distrito de Córrego do Ouro, na região serrana contraiu a doença, mas já está em casa e passa bem. Com mais esse, o Estado já registra 23 casos confirmados de febre amarela em humanos, sendo oito óbitos, e nove em macacos.
De acordo com a Prefeitura, o rapaz deu entrada no Hospital da Serra, em Trapiche, no dia 31 de maio, onde ficou internado por três dias. A equipe fez a coleta do material e encaminhou para o laboratório do Estado para análise.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal Cin, frisou que não foi registrado nenhum caso suspeito da doença no mês de junho. Os outros casos confirmados foram nas localidades de Cachoeiros de Macaé, Glicério, Serra da Cruz e Areia Branca, todos na região serrana.
Dos 22 casos da doença em humanos no Estado, sete foram confirmados em Casimiro de Abreu, sendo um óbito; um caso em São Fidélis; outro em São Pedro da Aldeia, cujo paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro; dois óbitos em Porciúncula; um óbito em Maricá; cinco em Macaé, sendo dois óbitos; um óbito em Silva Jardim; um óbito em Santa Maria Madalena; um caso em Cachoeiras de Macacu; um em Niterói; outro em São Gonçalo e, o último, em Bom Jesus.
Vacinação intensificada – A Secretaria de Saúde está na serra fazendo a vacinação irrestrita e intensificada. A meta é que toda a população seja imunizada, mesmo os casos que eram considerados contraindicados, como grávidas e pessoas com mais de 60 anos.
Além disso, o Dia D de vacinação contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) e Meningite (adolescentes de 12 e 13 anos), em Macaé, no sábado (1º), contará com a imunização contra a febre amarela para crianças a partir dos 9 meses, gestantes e idosos. A mobilização contará com 250 profissionais que estarão atuando em 35 unidades de saúde, de 8h às 16h, incluindo a região serrana.
A contra indicação absoluta da vacina se dá apenas para pessoas com câncer, em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, hemodiálise e pessoas que façam uso de medicações que afetam o comprometimento do sistema imunológico. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS