Vazamento de petróleo durante operação de transbordo no Porto do Açu
05/05/2017 15:54 - Atualizado em 05/05/2017 19:21
Terminal no Porto do Açu
Terminal no Porto do Açu / Divulgação
A assessoria de imprensa da Prumo Logística, responsável pelo Porto do Açu, confirmou o primeiro incidente registrado no terminal de petróleo da unidade. O vazamento, de quantidade não divulgada, ocorreu na noite desta quinta-feira (4). O incidente aconteceu entre os navios Windsor Knutsen e Seacross, que faziam uma operação de transbordo de petróleo no terminal. Foi detectada uma fissura em um dos mangotes que era utilizado na operação. De acordo com a nota (veja a íntegra abaixo), a operação foi interrompida assim que identificado o vazamento.
Atualização às 19h20 — A Açu Petróleo informou que “o incidente registrado na noite de ontem (quinta-feira) no Terminal de Petróleo do Porto do Açu (Terminal 1) foi controlado. Assim que o incidente foi identificado, as atividades no terminal foram paralisadas e a Açu Petróleo adotou todas as medidas necessárias para contenção e recolhimento do óleo no mar, bem como as devidas comunicações aos órgãos competentes. A utilização de cerco preventivo com barreiras durante as operações e o pronto acionamento das ações de resposta do Terminal foram eficazes para a contenção e controle do incidente. Não foi identificada a presença de óleo fora da área do terminal abrigado, nem mesmo constatado prejuízo à fauna marinha”.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de SJB, Alex Firme, uma equipe da Defesa Civil, em sobrevoo realizado durante a manhã, visualizou o ocorrido e outros órgão ambientais já foram acionados. Segundo Firme, inicialmente, a mancha de óleo teria cerca de 20 metros de comprimento e 5 de largura. Coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis afirmou que não há risco de a mancha se espalhar, uma vez que a contenção logo foi feita pela empresa responsável. “A Defesa Civil e o Meio Ambientes estão atuando juntos no acompanhamento deste caso”, ressaltou.
Confira a nota da Prumo:
“A Açu Petróleo informa que, às 23h19 de ontem (04/05/2017), houve um incidente no Terminal de Petróleo do Porto do Açu (Terminal 1), localizado em São João da Barra (RJ). O incidente aconteceu entre os navios Windsor Knutsen e Seacross, que faziam uma operação de transbordo de petróleo no terminal. Foi detectada uma fissura em um dos mangotes que era utilizado na operação.
As autoridades já foram notificadas e, assim que identificou o vazamento, a operação de transbordo foi imediatamente interrompida. A Açu Petróleo acionou o Plano de Emergência, garantindo o imediato início dos trabalhos de resposta ao incidente. A prioridade da empresa no momento é a proteção ao meio ambiente.
Mais informações serão divulgadas assim que possível”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]