Rafael Soriano e o sentimento de dever cumprido
Matheus Berriel 16/03/2020 19:05 - Atualizado em 24/03/2020 18:59
Sob o comando de Soriano, Alvinegro tem seis vitórias e apenas uma derrota
Sob o comando de Soriano, Alvinegro tem seis vitórias e apenas uma derrota / Rodrigo Silveira
Na reapresentação do elenco do Americano, na tarde desta segunda-feira (16), o sentimento era de dever cumprido. Após a sofrida eliminação na Seletiva, ainda sob comando do técnico Josué Teixeira, e a chance perdida de se manter na Seletiva do Campeonato Estadual para 2021 via Grupo X, já com Rafael Soriano no cargo, o clube finalmente conquistou este objetivo. Foi no último sábado (14), com vitória por 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu, no estádio Laranjão, com gols de Lucas Abreu e Cláudio Maradona. O treino foi cancelado após a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) decidir pela paralisação do Estadual por 15 dias devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda não foi divulgada a definição sobre o cronograma dos próximos dias, pois era aguardado o retorno do presidente Carlos Abreu da capital fluminense.
— Foi uma sequência importante. A gente assumiu num momento muito delicado, o clube vinha de uma goleada sofrida, de três jogos sem fazer gol, com eliminação na Seletiva. Naquele momento, era levantar o astral e a moral do grupo. O elenco passava por uma reformulação, vários jogadores saíram após a eliminação da Seletiva. Teve o baque no último jogo do Grupo X. Mas, a gente conseguiu se reerguer rápido, fazer uma sequência importante de três vitórias no Grupo Z. Muito positivo a gente já ter conseguido a classificação, principalmente agora, com essa parada. Dá uma tranquilidade muito grande para o grupo, para todos nós — disse Rafael Soriano.
Em sete jogos sob o comando do treinador, o Americano conquistou seis vitórias. A única derrota foi justamente a que causou a eliminação no Grupo X, para o Friburguense, por 2 a 1. No Grupo Z, o aproveitamento é de 100%, com nove pontos conquistados em três jogos e a liderança isolada. Ao todo, desde a chegada de Soriano, foram 16 gols marcados e apenas cinco sofridos. Números que aumentam a confiança e, consequentemente, transferem a Soriano o apoio da torcida.
— O torcedor foi muito importante na minha vinda. Eu acho que o apoio que a gente recebeu, desde que chegou, a confiança, isso aumenta com os resultados positivos. A gente fica feliz pelo reconhecimento e mais feliz ainda por ver o Americano conseguindo dar essa volta por cima. Independente de estar treinador ou não, a gente sempre teve um carinho pelo clube. Torço para que possa crescer cada dia mais e voltar a ser o Americano que sempre foi: forte, jogando competições nacionais e a fase principal do Carioca, que é o desejo de todo torcedor. A gente está muito imbuído para que isso volte a acontecer — afirmou o técnico alvinegro.
Apesar do bom momento, a permanência de Soriano para a próxima temporada ainda não está definida. Um dos fatores é a natural incerteza de um ano eleitoral no clube.
— Eu recebi o convite, na época, do presidente Carlos Abreu e do Fábio Rangel (presidente do Conselho Deliberativo), para a gente manter o Americano na Seletiva. A gente encerra o contrato, vamos dizer assim, no fim do Grupo Z, após a última partida. Logicamente, todo profissional gostaria de trabalhar no Americano. Eu, especialmente, estou muito feliz pelo momento, por ter ajudado o clube a se manter na Seletiva. Mas, várias coisas influenciam: calendário, o clube está inativo até o final do ano; a questão de eleição, vários fatores que ficam, às vezes, inviáveis para conversa. Tem que tocar para frente e ver o que vai acontecer — enfatizou Soriano.
Mesmo já classificado para a fase preliminar da próxima edição da Série A, o Cano ainda tem um jogo pelo Grupo Z. Será contra o America, na próxima rodada, em Cardoso Moreira, ainda sem data definida. Atualmente, o clube avalia a situação dos contratos do elenco, alguns estão próximos de terminar. O Glorioso não disputará a Copa Rio em 2020.
— É muito preocupante. Se tiver que fazer aditivos nos contratos, vai ficar complicado. É um gasto a mais para o clube, e são mais salários que a gente vai ter que empurrar para frente. Isso é uma preocupação dos clubes, não só do Americano. São gastos com viagem, hospedagem, salário, alimentação, uma série de coisas — comentou o supervisor Leandro Ferreira.
No momento, a preocupação coletiva é com o coronavírus e suas possíveis consequências.
— Acho que, se está tendo em outros meios da sociedade, paralisando escolas, evitando aglomerações, o futebol também está inserido nesse contexto. De repente, acho que é o mais viável nesse primeiro momento. É ver qual é a realidade, a gravidade da coisa, e posteriormente dar sequência. Lógico que para nós não é a o ideal, porque a gente gostaria de estar trabalhando e encerrar logo isso. Mas, primeiro de tudo tem que pensar na sociedade como um todo. Que bom que a gente já conseguiu a classificação, para ter tranquilidade nesse momento — finalizou Rafael Soriano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS