Ferj aciona clubes para debate sobre coronavírus na próxima semana
Matheus Berriel 12/03/2020 17:13 - Atualizado em 24/03/2020 18:36
Reprodução
Diante de questionamentos provocados pela preocupação com a propagação do novo coronavírus, que ocasionou o adiamento vários eventos esportivos pelo mundo, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) emitiu ofício aos clubes das Séries A, B1 e B2 do Campeonato Estadual para debater o assunto em sua sede, às 14h da próxima quarta-feira (18). Por ora, a rotina de jogos a nível estadual não será alterada. A Ferj informou que acompanha atentamente as consequências, está alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde e segue a linha da Sociedade Brasileira de Infectologia. Ex-presidente desta, Celso Ferreira Ramos Filho participará do debate na quarta. Por causa da doença, diversos campeonatos no mundo já alteraram suas programações. No futebol, a Conmebol decidiu suspender os jogos da Copa Libertadores da próxima semana. No basquete, dois jogadores da NBA testaram positivos para doença e temporada está paralisada.
— Com extrema preocupação humanitária, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro acompanha atentamente a epidemia do coronavírus pelo mundo. Não há registros significativos no Brasil e no Rio de Janeiro, mas a Ferj está alerta e mantém comunicação com órgãos governamentais, sempre “alinhado” com o Ministério da Saúde. Diante de possíveis diretrizes, disposta a preservar a vida de torcedores, jogadores e demais envolvidos nos eventos, a Federação agirá na linha do bom senso e bem estar, seja com portões fechados ou adiamento do calendário geral. A Ferj, inclusive, está organizando reunião com os departamentos médicos de todos os filiados — diz a nota divulgada à imprensa.
Presidente do Americano, Carlos Abreu confirmou que o clube recebeu o ofício da Ferj, mas tranquilizou a torcida em relação aos jogos da equipe, que não devem sofrer alteração. Além da partida de amanhã, contra oNova Iguaçu, fora de casa, o Alvinegro campista terá apenas mais um compromisso pelo Grupo Z do Campeonato Estadual,quarta-feira (18), contra o America, em Cardoso Moreira.
— Vai ser uma palestra com os médicos, não tem nada de paralisar campeonato por enquanto. Eu acho que a gente tem que aguardar um pouco. Há muita especulação no mundo. A gente sabe que a situação é séria, é grave. Mas, aqui no Brasil, a incidência é quase irrisória. É mesmo aguardar para ver e ter sempre a preocupação. Se tiver que paralisar campeonato, jogar com portões fechados, alguma coisa, acho que é o correto a fazer, sem dúvida nenhuma. No nosso caso, a gente está mais tranquilo em termos de prazo e tempo, porque a nossa competição acaba quarta-feira — disse Carlos Abreu.
O Goytacaz, que se prepara para disputar a Série B1 do Estadual, com início previsto para 23 de maio, também foi contatado pela Ferj. Presidente do clube, Dartagnan Fernandes demonstrou otimismo em relação à luta contra o Covid-19.
— Na semana que vem, vamos atender o chamamento. Será uma reunião na Ferj, o médico vai acompanhar tudo isso. Mas, temos que aguardar as próximas inserções do Governo Federal em relação a tudo isso. Até porque, o campeonato vai começar em maio. Pode haver adiamento de alguma coisa, sim, mas isso depende muito. Na realidade, até lá já tem uma vacina curando o coronavírus.
Por sua vez, o presidente do Campos Atlético Associação, Márcio Reinaldo, por sua vez, demonstrou preocupação. O clube é outro que participará da Série B1 e também estará representado no debate da Ferj sobre o coronavírus.
— Tem que ter uma preocupação maior. Infelizmente, a situação é alastrar. Se não tomar os cuidados, é um negócio complicado para a gente, que lida diretamente com o público. E vai acarretar em um monte de coisa. Vai adiar campeonato... Tomara que não, mas, o negócio está complicado. Estou começando a me preocupar com isso — comentou.
Libertadores - A Conmebol decidiu suspender os jogos da Copa Libertadores, por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida é válida para a próxima semana. Com isso, as partidas desta quinta-feira (12) estão mantidas, como o clássico entre Grêmio e Internacional. Após anúncio da Fifa, a Conmebol também confirmou o adiamento das duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, marcadas para o período entre 23 e 31 de março. Ainda não há nova data prevista para a realização dos jogos.
NBA - Após a confirmação de que o pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, testou positivo para coronavírus, a NBA anunciou que os jogos da temporada 2019/2020 estão suspensos até segunda ordem. Após a decisão, Donovan Mitchell também teve o diagnóstico confirmado. O duelo entre Jazz e Oklahoma City Thunder foi adiado depois que os jogadores já estavam em quadra. Todos eles voltaram para o vestiário e ficarão em quarentena até que exames sejam colhidos.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS