Campos terá primeiro Seminário Legislativo Municipal em Políticas Públicas em Esporte
Matheus Berriel 11/03/2020 18:09 - Atualizado em 24/03/2020 18:37
Ex-atleta Armando Barcellos é a primeira personalidade com presença confirmada
Ex-atleta Armando Barcellos é a primeira personalidade com presença confirmada / Reprodução/Facebook
Está agendado para o dia 22 de junho o primeiro Seminário Legislativo Municipal em Políticas Públicas em Esporte de Campos. Organizado pela Comissão de Defesa dos Desportos da Câmara Municipal, o evento já tem confirmada palestra do ex-atleta e dirigente esportivo Armando Barcellos, bicampeão brasileiro de triatlo, em 1998 e 1999, e bicampeão do Ironman do Brasil, em 1989 e 1990. A preparação para o seminário começou na tarde da última terça-feira (10), em reunião entre os vereadores Luiz Alberto “Neném” (PTB), Jorginho Virgílio (Patri) e Marcelo Perfil (Podemos), presidente e membros da comissão, respectivamente. A previsão é de que as inscrições para participar sejam abertas no dia 1º de junho.
—Vai ser um fórum de debates. Como se fosse uma audiência pública. Mas, na audiência pública você leva o projeto e faz algumas adaptações. No seminário, é o contrário. A gente vai ter algumas pessoas vindo dar palestras, e a gente quer ouvir as pessoas ligadas ao segmento. Dali, vão sair várias ideias que a gente precisa colocar em prática. Até hoje, a gente não tem uma política pública de desporto. Então, a queremos ouvir todo mundo para fazer uma criação de ranking, ver as modalidades e suas particularidades. No remo, por exemplo, Campos sempre foi pioneiro. Hoje, está um pouco parado. Enfim, buscamos ouvir os desportistas para, se for o caso, criar uma legislação, possivelmente levar ideias para o presidente da Fundação (o ex-nadador Raphael Thuin), que vai ser convidado — explicou o presidente da comissão, vereador Luiz Alberto “Neném”.
O Seminário Legislativo Municipal de Políticas Públicas em Esporte envolverá as diretrizes de esporte educacional, esporte escolar, esporte-lazer e esporte de rendimento, promovendo discussões que resultem em documento de subsídio à atividade parlamentar.
— Nós sabemos da importância que o esporte tem para a vida das pessoas. Já existem até pesquisas, levantamentos indicando que a pessoa que pratica esporte evita vários tipos de doenças. Então, nesse seminário, vamos discutir todos os tipos de modalidades esportivas praticadas no município de Campos, ouvir presidentes de ligas, as pessoas envolvidas com o esporte no município, para que a gente possa, de alguma forma, deixar um legado para a Comissão de Desporto — comentou o vereador Jorginho Virgílio.
Primeira personalidade confirmada no seminário, Armando Barcellos competiu na Olimpíada de Sidney, em 2000. Quatro anos depois, foi o chefe da delegação brasileira em Atenas. Atualmente, é o vice-presidente da Confederação Brasileira de Triathlon. Outros nomes importantes do esporte ainda confirmarão presença.
A Folha não conseguiu contato com o vereador Marcelo Perfil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS