Exposição sobre sambistas até hoje
14/03/2020 18:32 - Atualizado em 24/03/2020 18:22
Museu Histórico fica na Praça São Salvador
Museu Histórico fica na Praça São Salvador / Supcom
Fica aberta até hoje, no Museu Histórico de Campos, a exposição temporária “Ícones do Samba Campista”, reunindo histórias de 14 sambistas da região que deixaram seu legado na musica nacional e local. A mostra tem curadoria do professor e pesquisador Marcelo Sampaio, e pode ser visitada das 9h às 14h.
A exposição apresenta a biografia dos sambistas Wilson Baptista, Roberto Ribeiro, Jorge da Paz Almeida, Toninho Shita, Aluísio Machado, Geraldo Gamboa, Athayde Dias, Manoel Tancredo, Joel Teixeira, Jurandir da Mangueira, Eli Miranda, Zé Ramos, Delcio Carvalho e Sebastião Motta. O último teve sua composição “Fechou a Porta” gravada por mais de 80 músicos, entre eles Beth Carvalho e Simone. A mostra reúne ainda discos de vinil, fotos, esculturas e livros disponibilizados pelo Centro Cultural Marcelo Sampaio, além dos acervos pessoais do jornalista Wellington Cordeiro e do professor Gustavo Soffiati.
Para Marcelo Sampaio, a exposição é uma forma de evidenciar e valorizar a história que mui-tos campistas não conhecem, já que muito da memória da cultura nacional e local é esqueci-da.
— O importante desta exposição é que as pessoas conheçam que seus conterrâneos ofereceram um grande legado ao samba. Acredito que muitos nem saibam que surgiram daqui tantos nomes importantes. Então, esta é uma forma de darmos o devido reconhecimento aos artistas, e assim, o Museu Histórico abre espaço a estas pessoas que fizeram sucesso na cultura popular — comentou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS