Próximo 'Curta no Museu', em Macaé, exibirá 'Jorge Poema'
06/03/2020 13:44 - Atualizado em 24/03/2020 18:10
Próxima edição do projeto será no dia 18
Próxima edição do projeto será no dia 18 / Divulgação/Ascom Macaé
O programa da vertente de audiovisual da secretaria de Cultura de Macaé, “Curta no Museu’” que acontece a cada segunda quarta-feira do mês, foi excepcionalmente transferido. A próxima sessão de curta metragem seguida de roda de conversa com a participação dos produtores da obra será na quarta-feira (18), às 19h, no Solar dos Mellos, no Centro da cidade. O “Curta no Museu” apresentará o documentário “Jorge Poema”.
— Este é um trabalho coletivo que foi indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro da Academia Brasileira de Cinema na categoria Curta Documentário. Ele nasceu no Laboratório de Educação e Divulgação Científica, localizado no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), no bairro São José do Barreto — ressaltou o produtor do projeto da secretaria de Cultura, Hélder Santana.
O curta, filmado em Macaé, tem como personagem central o pescador e poeta macaense Jorge Barcelos. Tio Jorge, como era conhecido, faleceu em 2019. Ele se destacou como interlocutor entre os pescadores para a implementação do plano de manejo de recursos hídricos de Macaé e cidades circunvizinhas. Tio Jorge foi presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Lagoa de Carapebus e era conhecedor da área que deu origem ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
“Jorge Poema” é dirigido por Rafael Nogueira e Diego Sobral. A produção é de Nathalia Muzy Fuentes; a fotografia, de Daniel Figueiredo; o som, de Gabriela Maia; a fotografia, de cena de Alexandre Costa; e a música original, de Teo Bueno.
Este curta documentário foi criado pelo Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental (Cuca) que integra o Laboratório de Educação e Divulgação Científica do Nupem/UFRJ. O Cuca surge como espaço para construção de narrativas com base no olhar regional e popular, de forma a possibilitar integração entre a universidade e a comunidade do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Os trabalhos produzidos se incluem em um tipo específico de cinema intitulado Cinema Ambiental Freiriano (baseado na obra de Paulo Freire). A série de filmes produzidos pretende estimular uma gestão participativa da unidade de conservação.
O Solar dos Mellos — Museu de Macaé está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS