Uenf realiza nesta quarta-feira sessão gratuita de "Bacurau"
Matheus Berriel 03/03/2020 19:34 - Atualizado em 24/03/2020 18:04
O premiado filme “Bacurau” será exibido na noite desta quarta-feira no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro, em Campos. A sessão gratuita está marcada para as 18h, precedida por bate-papo com a pedagoga Sara Wagner York, às 17h. O evento faz parte da Semana de Recepção aos Calouros da instituição de ensino.
De acordo com o reitor da Uenf, Raul Palacio, há três fatores importantes na exibição de “Bacurau”: a potencialidade do filme para o debate de ideias, o chamamento da comunidade campista para dentro da universidade com sessão de cinema e a criação da uma referência do campus Darcy Ribeiro como referência cultural, bem como já acontece com a Casa de Cultura Villa Maria.
— A exibição desse filme coloca a Uenf num patamar, em termo de cultura, mais elevado do que a gente tinha anteriormente. Já é uma referência em termos de educação e ciência. Agora, a gente está trabalhando, fortalecendo a assessoria de arte e cultura, para que a gente possa também ser uma referência em termos de arte — disse Raul Palacio.
Escrito e dirigido pelos brasileiros Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Bacurau” venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e foi eleito melhor filme nos Festivais de Munique e Lima — no Peru, também conquistou a categoria de melhor direção. O longa-metragem é baseado nas preocupações sócio-políticas brasileiras.
— Esse filme está sendo aberto para todos e talvez represente a primeira atividade coletiva que a gente consegue colocar, depois do contato direto que estamos especificamente com a Universidade Federal Fluminense (UFF) com a área de cultura. Talvez seja o primeiro ato conjunto, que sai como um resultado de toda a interação que estamos tendo com a área cultural da UFF. Além de agradecermos à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) por ter trazido o filme para a gente, agradecemos também à UFF por toda a experiência que a gente está ganhando nesse processo — pontuou o reitor da Uenf. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS